Ação conjunta em PG conscientiza sobre a importância de não frequentar as praias

Como forma de conscientizar sobre a importância de não frequentar as praias da Cidade e evitar a proliferação do coronavírus, equipes da Guarda Costeira, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM) de Praia Grande, da Defesa Civil, da Secretaria de Urbanismo (Seurb), Trânsito (Setran) e dos Guarda-vidas percorreram a faixa de areia da orla orientando algumas pessoas que estavam no local na manhã desta sexta-feira (20).

A ação teve início no Bairro Mirim, próximo à sede do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), e seguiu pela praia em direção ao Forte. A meta nessas atividades, que ocorrerão sempre pela manhã, é que as equipes percorram toda a extensão da orla, orientando eventuais banhistas ou grupos de pessoas que estejam na praia. 

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) de Praia Grande, Maurício Vieira Izumi, além de solicitar que as pessoas saiam da praia, as equipes estão preparadas para orientar sobe as formas de contágio e a importância do isolamento social neste momento. 

Equipamentos - Izumi observou ainda que além da abordagem dos possíveis banhistas na orla, a Cidade conta também com o importante apoio de equipamentos eletrônicos. São 12 alto-falantes e outras 12 câmeras de vigilância espalhados pela orla, na direção da faixa de areia. 

“Este é um recurso a mais nesta luta. Os alto-falantes reproduzirão mensagens auditivas de alerta, pedindo que o banhista não fique na praia, e as câmeras auxiliarão na identificação de grupos de banhistas, facilitando e agilizando a ação das outras equipes, caso seja necessário”, explicou Izumi.

As câmeras podem ser operadas tanto pelos guarda-vidas quanto pelos guardas municipais que ficam de plantão no Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe).