Praia do Tombo recebe certificação Bandeira Azul pelo quinto ano consecutivo

11/11/2014

 

A cerimônia de certificação será no próximo dia 15 de novembro, no Núcleo de Educação Ambiental da Praia do Tombo

 

 

Um dos cartões-postais da Cidade, a Praia do Tombo, receberá, neste sábado (15), às 10 horas, a certificação Bandeira Azul pelo quinto ano consecutivo. O selo internacional de balneabilidade e infraestrutura é concedido pelo Instituto Ratones, representante no Brasil da Foundation for Enviromental Education (FEE), que monitora as praias Blue Flag ao redor do Planeta. A cerimônia de certificação para a temporada 2104/2015 ocorrerá nono Núcleo de Educação Ambiental da Praia do Tombo-Paulo Tendas (Avenida Prestes Maia, s/n).

 

Para conseguir e manter a Bandeira Azul, a praia deve cumprir 33 itens, no caso do Tombo, 32, pois ela não possui recifes de corais. É um trabalho que envolve a Prefeitura de Guarujá, a comunidade local, comerciantes e turistas. A certificação obedece a uma série de critérios e, desde que foi implantada, em 2010, tem atraído turistas não só do País, como do exterior; o que aumentou a movimentação comercial e turística na Praia do Tombo ao longo de todo ano e não só durante a temporada de verão.

 

Guarujá possui a única praia urbana do Brasil a possuir a certificação internacional de balneabilidade e qualidade, a Bandeira Azul. Na Cidade, além da Praia do Tombo, as Marinas Nacionais, localizada no Canal de Bertioga, também busca a renovação da Bandeira Azul, que conseguiu na última temporada de verão.

 

Para manter a Bandeira Azul hasteada ao longo o ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Secretaria Municipal de Educação desenvolvem no Núcleo programas continuados de educação ambiental, voltados a estudantes da rede pública e população.

 

Também é realizado no local o controle e monitoramento constante da qualidade das águas pluviais, da areia e da infraestrutura da praia. O programa é bastante abrangente envolvendo os proprietários de quiosques, restaurantes e hotéis, ambulantes, moradores e frequentadores do Tombo .

 

“O resultado de todo esse esforço foi recompensado. Se no início havia alguma resistência para a implantação do programa Bandeira Azul na Praia do Tombo, hoje todos o aprovam. Pesquisa realizada pela Universidade do Vale do Itajai, a Univali, constatou que houve um incremento de 70% na movimentação comercial da Praia do Tombo após a implantação do programa Bandeira Azul, que também melhorou a qualidade da praia e de todo seu entorno “, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Adilson Cabral.

 

Fonte:http://portal.guaruja.sp.gov.br/2014/11/praia-do-tombo-recebe-certificacao-bandeira-azul-pelo-quinto-ano-consecutivo/