Avançam as obras emergenciais em morro de Santos

Para resolver problemas provocados por fortes chuvas que atingiram Santos em março, a Prefeitura está executando obras emergenciais em seis pontos do Morro São Bento. Os serviços, que devem ser concluídos até o final de setembro, contam com recursos do governo do Estado.

Após a retirada dos materiais decorrentes dos deslizamentos e colocação de lonas para proteger as áreas, foram feitas sondagens que serviram de base para os técnicos definirem as soluções adequadas para cada local.

Segundo o engenheiro Carlos Barros, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, na Avenida Santo Antônio do Valongo, próximo ao acesso da Rua São João, está sendo implantado o solo grampeado. O trabalho consiste na escavação do solo, perfuração, instalação dos grampos (barras de aço), colocação de drenos e projeção de concreto, tudo para a estabilização da encosta.

“Já foi injetada uma calda de cimento para fixação de chumbador na área de solo grampeado, assim como a fixação de tela de aço, e dos drenos para execução de concreto projetado”, explica Barros.

Na Avenida Santo Antônio do Valongo, em frente ao nº 352, além da perfuração e aplicação de chumbador na área que também vai receber a técnica do solo grampeado, está sendo construída uma escada hidráulica. São degraus que servem para diminuir a velocidade da descida da água de chuva, evitando erosões.

Nas demais frentes de trabalho - Av. Santo Antônio do Valongo, próximo à escadaria São Domingos; Rua São Roque; encostas das ruas Santa Valéria e Santa Marta - estão sendo executadas a limpeza da camada vegetal e a terraplanagem com a remoção de material do solo que está solto no talude, que é a área inclinada que sustenta o morro. 
 

Fotos: Anderson Bianchi