Programa Cubatão Sinfonia abre inscrições para aulas virtuais de música e expressão corporal

FONTE: Prefeitura de Cubatão

O Programa Cubatão Sinfonia está com inscrições on-line abertas para novos alunos. Crianças a partir de 5 anos de idade, adolescentes com até 18 anos e adultos que já participaram do programa em anos anteriores poderão fazer aulas de música e expressão corporal virtualmente, tudo gratuito.

As inscrições podem ser feitas on-line por meio deste formulário google também disponível neste link: https://tinyurl.com/ycpw6489. É preciso preencher o documento com os dados pessoais e escolher o curso que deseja ingressar. O interessado receberá uma confirmação do cadastro por-email e, posteriormente, a equipe do Cubatão Sinfonia entrará em contato informando sobre a matrícula virtual e acesso à plataforma de ensino.

Há vagas para aulas de expressão corporal/dança, musicalização infantil, clarinete, flauta transversal, percussão, saxofone, instrumentos de metais (Trombone, Trompa, Trompete), instrumentos de cordas para orquestra (viola, violino, violoncelo) e violão.

As atividades presenciais do projeto estão suspensas desde o último mês de março, cumprindo a agenda de distanciamento social como medida de prevenção ao novo coronavírus. Para as aulas virtuais, o Programa tem utilizado o aplicativo Classroom do Google Apps, gratuito e de fácil acesso. Os alunos podem acompanhar as aulas de computadores de mesa, notebooks e até mesmo do celular. Além do material didático elaborado especialmente para esse momento, há vídeos explicativos gravados pelos 10 professores do projeto com ensinamentos de música e expressão corporal na teoria e prática, disponíveis no canal do projeto no YouTube.

Oportunidade de retornar aos estudos – O coordenador geral do Cubatão Sinfonia, Leandro Sampaio, explica que além dos alunos regulares do projeto atendidos na Cota 200 e da Escola Parque dos Sonhos, no Bolsão Nove, a ideia é trazer os ex-alunos que por algum motivo precisaram interromper os estudos musicais.

“Percebemos que após iniciarmos as aulas virtuais junto aos regulares, muitos adultos que passaram pelo projeto quando jovens se interessaram em retornar às atividades. Verificamos nesta aulas on-line, a oportunidade de atendê-los”, afirmou Leandro. Para ele, esse formato de aulas virtuais adotado por conta da pandemia poderá ser adotado regularmente pelo projeto no futuro.

“As aulas à distância são a garantia de que continuaremos ensinando música e expressão corporal às crianças que moram em áreas de vulnerabilidade. Mais do que nunca entendemos que a tecnologia será nossa aliada nesse período de muitos desafios. O vínculo com os estudantes permanece e é isso que importa”, comentou.

Realizado pela Associação de Músicos da Banda Sinfônica de Cubatão, o Programa Cubatão Sinfonia oferece aulas de música, musicalização infantil, coral e expressão corporal/dança a crianças, adolescentes e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social como a Cota 200 e bairros próximos (Pinheiro do Miranda, Água Fria e Fabril) e recentemente, o Bolsão Nove (Jardim Nova República, Bolsão Sete). Este ano, novamente, esse sonho artístico-cultural é patrocinado pela CMOC Brasil, Petrocoque e Bequisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania. O programa conta, ainda, com apoio da Prefeitura de Cubatão.

Além das atividades on-line, outra novidade do Programa são as transmissões ao vivo (Live) na página oficial do Cubatão Sinfonia no Facebook, uma maneira de aproximar os jovens e divulgar as ações do projeto. A próxima será dia 11/6, às 19h30, com participação de Alexandre Las, coordenador de atividades do Cubatão Sinfonia, e Rômulo Moreira, professor de violino. A conversa será sobre as inscrições e aulas on-line. Todos os vídeos das aulas e também das participações ao vivo nas redes sociais do projeto estão disponíveis no Canal do programa no Youtube.

Programa Cubatão Sinfonia – Completa 12 anos de atividades ininterruptas em 2020. Desde 2007, o Programa recebeu mais de 2 mil crianças e adolescentes, tirando-os da ociosidade no contraturno do colégio. Em 2012, o Programa foi semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef, selecionado entre mais de 2.922 projetos de todo o País, o que lhe garantiu o selo da Unicef, o que certifica a seriedade do projeto no atendimento à criança e ao adolescente.

Fotos: Divulgação Cubatão Sinfonia
Galeria de imagens – CLIQUE AQUI