24ª Regata Festiva Cidade de Praia Grande inova e será virtual em 2021

Inscrições seguem até o sábado (16) através do site www.escoladevela.com.br

 

Por Prefeitura Municipal de Praia Grande

A tradição e o moderno se unem na 24ª Regata Festiva Cidade de Praia Grande. A competição, que faz parte das tradicionais comemorações do aniversário do Município no dia 19 de janeiro, ocorrerá neste ano de 2021 de forma virtual, por conta da pandemia da covid-19. As inscrições seguem até o sábado (16) através do site www.escoladevela.com.br. A expectativa é que cerca de 100 competidores de diversos estados do Brasil participem da prova.
Na prática, nenhum competidor entrará na água para participar da Regata. As disputas entre os velejadores nas classes ILCA, AC75 e NACRA17 ocorrerão através do aplicativo Virtual Regatta Inshore. A competição terá início no dia 19, a partir das 19 horas. Haverá transmissão ao vivo pelo mesmo site onde são realizadas as inscrições. O evento, que terá sequência nos dias 20 e 21, é válido também pela primeira etapa do Ranking Brasileiro de Regata Virtual.
“A Regata ocorre há 23 anos. Com a pandemia esta é uma forma que encontramos de preservar a realização da competição no aniversário de Praia Grande. Os campeonatos esportivos através da online (e-Sports) estão crescendo cada vez mais”, comentou o diretor do Departamento Esportivo da Secretaria de Esportes e Lazer (Seel), Cláudio Luiz Monteiro de Morais, o Camarão.
A organização recomenda que cada jogador tenha acesso a dois aparelhos (celular e/ou computador) durante as disputas. Um deve estar conectado ao jogo Virtual Regatta Inshore e o outro no grupo de Whatsapp do evento para não perder nenhuma informação e atualização entre as regatas. Serão, aproximadamente, 8 minutos cada volta da regata.
“Este formato não é não novo. As regatas virtuais ganharam novos adeptos nos últimos anos e estão crescendo. A expectativa é que o equilíbrio prevaleça nas provas e que muitos competidores lutem pelas primeiras posições. Mesmo virtual, os participantes precisam ter boas noções de vento, condições do mar e especificações dos barcos. Do contrário, não terão chances”, explicou o responsável pelo Navega SP em Praia Grande, Silvio Bello.
A organização da tradicional Regata Festiva Cidade de Praia Grande, que pela primeira vez será virtual, é do Departamento Esportivo e de Lazer, setor da Seel, que conta com apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBV), da Escola de Vela e do Projeto Navega São Paulo.

 

Foto: Site da Prefeitura de Praia Grande