Investimentos em segurança mantêm índices criminais de Praia Grande em queda

Levantamento se refere ao mês de janeiro em comparação ao ano de 2020

 

Por Prefeitura Municipal de Praia Grande

Os investimentos em tecnologia na área de Segurança Pública continuam rendendo resultados positivos para a Cidade. Levantamento divulgado esta semana pela Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) aponta que os índices criminais de janeiro de 2021 tiveram redução em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Foram conside rados os seguintes indicadores: homicídio, furto, furto de veículos, roubo e roubo de veículos. Homicídio foi o único que se manteve estável com dois casos nos dois anos; os furtos passaram de 567 para 434, uma diminuição de 23,5%; os furtos de veículos foram de 54 para 23 (57,4%); os roubos diminuíram de 352 para 244 (30,7%); e os roubos de veículos de 24 para 10 (58,3%).

Os números refletem o empenho da Administração Municipal na área de Segurança Pública, tanto por meio da implantação de equipamentos, como câmeras de segurança e softwares, quanto da viabilização do policiamento propriamente dito, como aquisição de viaturas, armamento e aumento do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM). Atualmente, a corporação conta com um efetivo de mais de 400 integrantes totalmente preparados para o policiamento preventivo e ostensivo.

O secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, observa que os investimentos continuarão ao longo dos próximos meses. “Atualmente, a Cidade conta com mais de 2.800 câmeras e pretendemos chegar a 4 mil equipamentos nos próximos anos. A redução dos índices tem sido constante se deve aos investimentos e também à integração entre as forças de segurança”.

Praia Grande tem o maior parque tecnológico da região e uma moderna central de monitoramento, sendo considerada referência neste aspecto. Entre os destaques estão as câmeras de OCR (reconhecimento ótico de caracteres), que identificam placas de carros e formam um verdadeiro cerco eletrônico na Cidade; e as câmeras de reconhecimento facial, que já auxiliaram na identificação de procurados da Justiça.

 

Foto: SIte da Prefeitura de Praia Grande