Guarujá dá mais um passo para criação de inédito corredor ecológico

Cidade realizará oficinas participativas para instituição da APA Serra de Santo Amaro; junção com Serra do Guararu possibilitará formação do Corredor Ecológico de Guarujá

 

Por Prefeitura Municipal de Guarujá 

Nesta sexta-feira (19), Guarujá dará mais um passo para a criação do Corredor Ecológico da Cidade. Serão realizadas duas oficinas participativas on-line (dinâmicas em grupo) junto aos munícipes, nos dias 19 (link de acesso tinyurl.com/1twywjlx) e 24 de fevereiro (link de acesso tinyurl.com/2v5ak2cj), a partir das 8h30, sobre a instituição da Área de Proteção Ambiental (APA) Serra de Santo Amaro, que ao lado da APA Serra do Guararu – já instituída – formará o Corredor Ecológico de Guarujá. 

Este é o segundo passo para a instituição definitiva da APA. Primeiro, foi realizado um estudo de viabilidade técnica, capitaneado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que investigou aspectos como: biodiversidade local, paisagem, meio físico e demais características da região. Com a conclusão das oficinas participativas – que é parte do processo de consultas públicas – o projeto fica pronto para virar decreto no Município.

Perseguida pela Cidade desde 2019, a criação do Corredor Ecológico visa não apenas proteger a biodiversidade, mas também criar mecanismos de gestão compartilhada dos espaços e ordenamento de território. Quando concluído, o corredor ambiental ocupará cerca de 50% de toda a área do Município.

“A proteção da área de mata é o princípio básico, mas não fica só nisso. É garantir o desenvolvimento da região como um todo, com a criação de políticas ambientais visando a preservação do bioma e uma exploração ordenada do espaço. São inúmeras as possibilidades, em especial o turismo ecológico”, destaca o titular da Secretaria de Meio Ambiente (Semam).

Serras do Guararu e de Santo Amaro

A primeira a ser instituída como APA foi a Serra do Guararu, em 2012. Ela compreende toda a região do Perequê, próximo à divisa com Bertioga, em área conhecida como Rabo do Dragão. Em 2018, foi reconhecida como exemplo em eficiência de governança, sendo classificada como a terceira melhor do Brasil. 

A Serra de Santo Amaro é a mais extensa da Cidade. Ela cobre bairros como Astúrias, Pitangueiras e Enseada, chegando próximo ao Perequê, e partindo por todos os bairros de Vicente de Carvalho até chegar à região da Base Aérea.

 

Foto: Site da Prefeitura de Guarujá