Copa do Mundo de 2022 começará em novembro e terá final no dia 18 de dezembro

Agência Lusa                                                                                                      19/03/15 19h38 

 

 

A Copa do Mundo do Catar vai ser acontecer entre novembro e dezembro de 2022, com final marcada para 18 de dezembro, dia em que o Catar celebra sua independência e unificação. A decisão é do Comitê Executivo da Fifa, que se reuniu nesta quinta-feira (19), em Zurique, na Suíça. 

 

Pela primeira vez na história, um campeonato do mundo de futebol não vai ser jogado no verão, devido às elevadas temperaturas naquela zona durante os meses de junho e julho, data habitual da competição. O período estabelecido pela Fifa coincide com o outono catariano, quando as temperaturas são mais amenas. 

 

A Fifa chegou a ponderar as datas de janeiro e fevereiro, mas os meses coincidiam com os Jogos Olímpicos de inverno de 2022.

 

De acordo com o organismo, esta decisão tem o apoio das seis confederações - a CAF (africana), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), Uefa (europeia), Conmebol (América do Sul), AFC (Ásia) e OFC (Oceania) -, assim como do sindicato internacional dos jogadores de futebol (FIFPro), enquanto as associações dos campeonatos europeus e clubes europeus - EPFL e ECA, respetivamente - são contrárias à mudança de datas.