Secretário de Juventude defende mais debate sobre redução da maioridade penal

Radioagência Nacional                                                                             30/03/15 11h07 

 

 

O Secretário Nacional de Juventude  Gabriel Medina disse que vê com preocupação a possibilidade da proposta de redução da maioridade penal ser votada pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara nesta segunda-feira (30). De acordo com ele, a pressão dos parlamentares a favor do projeto é grande.

 

Medina defendeu ainda que o governo e as entidades contrárias à redução precisam apresentar alternativas para reduzir o índice de crimes cometidos por menores de idade. Para ele, a solução está na efetivação de medidas já previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

O secretário, que participou do lançamento de um projeto para a juventude do Rio de Janeiro neste sábado, ponderou ainda que a população carcerária do Brasil vem crescendo de maneira preocupante, e que a redução da maioridade apenas ofereceria a repressão como solução para um problema que é social.

 

Medina destacou ainda que o governo federal está elaborando um pacto para a redução de homicídios no Brasil que pretende reformular as políticas de segurança pública. A ideia é que a união possa ser corresponsável pela área junto com os estados e que consiga dar respostas efetivas para além do enfrentamento ostensivo e do encarceiramento.