Grande campo de petróleo é descoberto no Sul da Grã-Bretanha

Agência Brasil                                                                                        09/04/15 21h13 

 

 

A empresa britânica de exploração de petróleo UK Oil & Gás Investments (Ukog) anunciou hoje (9) a descoberta de mais de 100 bilhões de barris de petróleo na Bacia de Weald, no Sul da Grã-Bretanha, nas proximidades do Aeroporto de Gatwick. A companhia alertou, porém, que apenas uma fração dos recursos pode ser extraída.

 

As notícias fizeram com que as ações da empresa na Bolsa de Londres subissem 200%. O presidente da Ukog, David Lenigas,  qualificou a descoberta como “muito significativa”. “Há muito trabalho a ser feito para garantir a produção adequada, mas esta pode ser uma descoberta chave para a estratégia de recursos energéticos da Grã-Bretanha”, disse.

 

Lenigas ressaltou que o terreno onde está o campo é “como uma grande esponja de 1.500 pés de espessura com grandes quantidades de óleo nela”, com três grandes pedras calcárias, que permitem a utilização de técnicas tradicionais de extração de petróleo. Testes serão feitos para confirmar os resultados iniciais das análises.

 

A Bacia de Weald é reconhecida por sua riqueza em petróleo e vem sendo estudada e explorada há décadas.

 

Do total de 100 bilhões de barris, a companhia acredita que 5% a 15% podem ser retirados, o que, segundo a Ukog, representaria quantidade suficiente para contribuir com 10% a 30% das necessidades de petróleo do Reino Unido até 2030. Para efeito de comparação, o Mar do Norte, de onde sai boa parte do petróleo usado pela Grã-Bretanha, produziu 45 bilhões de barris desde 1970.