Guarujá escolhe representantes para a edição Regional do Mapa Cultural

18/06/2015

 

A entrega de certificados acontece nesta quinta-feira, 18, no Procópio Ferreira

 

Nesta quinta-feira, 18, acontece a certificação da edição do Mapa Cultural Paulista. A cerimônia acontece às 20 horas, no Teatro Municipal Procópio Ferreira, localizado na Avenida Dom Pedro I, 350, na Enseada. No evento, que será aberto ao público, além do reconhecimento dos inscritos, classificados e jurados na fase municipal, haverá apresentações de alguns artistas da Cidade.

 

A palavra cultura tem como conceito o comportamento de um grupo de pessoas de determinada região. E se essa mesma palavra também é atrelada à arte, imagina a diversidade de imagens, músicas, danças e outras expressões artísticas encontradas pela Cidade? É por isso que existe o Mapa Cultural Paulista, para identificar e dar valor para as mais variadas artes dentro do Estado de São Paulo.

 

Em Guarujá, cerca de 40 artistas se inscreveram neste ano nas categorias artes visuais, canto coral, dança, literatura, música instrumental, teatro e vídeo. Destes inscritos, 13 foram selecionados para representar o Município na edição regional do Mapa Cultural, que ainda não tem data e local anunciados.

 

Para a coordenadora de Literatura da Prefeitura, Márcia Guedes de Amorim, o concurso é a oportunidade de artistas locais terem maior visibilidade dentro e fora da Cidade. “É fazer o mapeamento das mais diversas formas de expressões artísticas e torná-las públicas. Melhor que isso é de graça”, frisou.

 

Márcia destaca também a procura pelos munícipes em participar do Mapa Cultural em Guarujá. De acordo com ela, este ano, as inscrições foram maiores em algumas categorias, e os jurados, no caso, participaram por conta própria no concurso. “Acredito que esse é o ponto mais alto a destacar na nossa edição do Mapa. Todos foram grandes voluntários, contribuindo com o nome de Guarujá no segmento artístico em nível estadual”, declara.

 

O Mapa Cultural Paulista é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. A Prefeitura de Guarujá apoia a realização do concurso, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

 

Confira os classificados por categoria:

Literatura:

Natalie da Silva Dias,

Charlie de Ribeiro Dias,

Jonas Barcelos Junior

Valcirene Basílio Garcia Bezerra

José Jackson Bezera de Amorim;

Música Instrumental:

Fred Lincoln (solo)

Camerata Brasilis (grupo);

Dança:

Grupo MAWLB DREAM

Teatro:

Grupo 87 – Peça “Vestidas de Flanela”

Artes Visuais:

Tiago Cardoso – filme “Desligado”

Carolina Aparecida Ferreira Silveira – fotografia

Jhoni Morgado e Carlos Rojo – artes plásticas

Canto Coral:

Coral Municipal da Secretaria de Cultura, com regência do maestro Ricardo Cardim

 

Fonte:http://portal.guaruja.sp.gov.br/2015/06/guaruja-escolhe-representantes-para-a-edicao-regional-do-mapa-cultural/