Brasil enfrenta a Argentina na primeira rodada do Grupo Mundial

Portal EBC18.09.2014 - 18h58 | Atualizado em 18.09.2014 - 19h26

 

 

Em sua volta ao Grupo Mundial da Copa Davis após dois anos fora da elite da maior competição de equipes do tênis masculino, o Brasil terá pela frente, logo na primeira rodada, a Argentina. A série de jogos acontece entre os dias 6 e 8 de março de 2015, no país vizinho. O sorteio aconteceu na manhã desta quinta (18), na sede da Federação Internacional de Tênis (IFT, em inglês).

 

Será a primeira vez que Brasil e Argentina se enfrentarão pelo Grupo Mundial. O último confronto dos rivais sul-americanos na Copa Davis foi na década de 1980, quando o Brasil perdeu por 4 a 1 em São Paulo, em disputa válida pelo grupo regional.

 

O Brasil conquistou uma vaga das 16 vagas para o Grupo Mundial na repescagem, depois de bater a Espanha por 3 a 1. A equipe capitaneada por João Zwetsch se classificou para o grupo principal depois que Thomaz Bellucci venceu os duelos contra Pablo Andujar e Roberto Bautista Agut no simples e Bruno Soares e Marcelo Melo passaram por David Marrero e Márc López no jogo de duplas.

 

Na repescagem, o time brasileiro foi formado por Thomaz Bellucci (82º do ranking mundial) e Rogerio Dutra Silva (203º no ranking), nos jogos de simples, e Bruno Soares e Marcelo Melo, nas duplas.

 

Com seis tenistas no top 100 e na elite da Davis desde 2001, a Argentina ocupa o sexto lugar no ranking da competição, sendo o país do continente americano mais bem colocado na relação. Os “hermanos” trazem quatro finais da Copa Davis – 1981, 2006, 2008 e 2011 – no currículo, mas ainda correm atrás do título inédito.

 

Se passar pela Argentina, o Brasil pega, nas quartas de final, a Croácia, que conta com Marin Cilic, o nono colocado do ranking, ou Sérvia de Novak Djokovic, o líder da lista elaborada pela ATP.

 

Confira os confrontos da primeira rodada da Copa Davis 2015:

 

Argentina x Brasil – Argentina escolhe o piso e joga em casa
Alemanha x França – Alemanha escolhe o piso e França joga em casa
Grã-Bretanha x EUA- Grã-Bretanha escolhe o piso e Estados Unidos jogam em casa
República Tcheca x Austrália - República Tcheca escolhe o piso e joga em casa
Cazaquistão x Itália - Cazaquistão escolhe o piso e Itália joga em casa
Sérvia x Croácia - Sérvia escolhe o piso e joga em casa
Canadá x Japão - Canadá escolhe o piso e joga em casa
Bélgica x Suíça - Bélgica escolhe o piso e Suíça joga em casa