Guardas civis de Guarujá fazem curso de Operador de Rádio de Comunicação

08/07/2015

 

Até o próximo dia 15, os guardas civis municipais (GCM) de Guarujá participam do curso preparatório Operador de Rádio de Comunicação. A capacitação iniciou na última semana na Unaerp (Avenida Dom Pedro I, nº 3.300 – Enseada) com iniciativa da Secretaria de Defesa e Convivência Social.

 

O curso é destinado para guardas municipais e interessados que em suas atividades tem a utilização do rádio comunicador como ferramenta de trabalho. As aulas acontecem de segunda à sexta-feira.

 

A intenção é proporcionar aos interessados conhecimento teórico sobre situações de emergência, frequência e canais de socorro, alfabeto fonético internacional, código “Q”, operação de rádio VHF e SSB, Distress/ função / operação e noções de legislação.

 

O coordenador da GCM, Rogério Pereira, trabalha com este equipamento há muito tempo e fez o curso para se atualizar. “É um aprendizado preparatório, não obrigatório, mas uma ótima chance para que todos saibam utilizar os HPs adequadamente”, conta.

 

Do publico de fora da Prefeitura, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Aquaviários de Guarujá e Região (Sintrage), Aloísio Floriano, que também participou da iniciativa ressaltou a importância da capacitação. “É fundamental a habilitação para operar o rádio de comunicação. A pessoa se torna apta a operar o rádio com um padrão internacional dentro da legalidade”, explica.

 

Uma nova edição deste curso está sendo programado ainda para este ano. “A qualificação e conhecimento do radio faz a diferença entre a vida e a morte”, disse o professor do curso, José Luis Veronezi, que utiliza apostila referendada com informações da Anatel.

 

O marinheiro Leandro Abreu, de 19 anos, foi atrás de um conhecimento a mais na sua carreira. “Cada embarcação precisa ter alguém habilitado. Então, é importante que o marinheiro saiba utilizar essa ferramenta corretamente, pois, tem que ter esse canal de comunicação entre o marinheiro, marina e Marinha”, pontua.

 

Fonte:http://portal.guaruja.sp.gov.br/2015/07/guardas-civis-de-guaruja-fazem-curso-de-operador-de-radio-de-comunicacao/