Conselho Municipal debate Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista

13/07/2015

 

Reunião na próxima segunda-feira, 13, contará com a participação do arquiteto Fernando Chucre, coordenador do programa estadual

 

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) promove reunião na próxima segunda-feira, 13, às 18h30, na Unaerp Guarujá. O encontro contará com a participação do arquiteto Fernando Chucre, que tratará sobre o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista.

 

O projeto do Governo do Estado define ações, estratégias e planejamento para implantação do programa que contará com investimentos de R$ 1,2 bilhão para atender 25 mil famílias em áreas de risco socioambiental. O projeto também apoiará a capacitação institucional no âmbito do Estado e dos municípios, aplicando instrumentos de comando e controle, com planejamento territorial.

 

Para isso, contará com um sistema de monitoramento e fiscalização integrada por Salas de Operação Ambiental, onde serão compartilhados dados entre a Polícia Militar Ambiental, os operadores do Estado e dos municípios. As salas deverão ser instaladas ao longo da costa, funcionando 24 horas.

 

“A inovação vai permitir ao Estado, aos municípios e aos órgãos interessados o controle muito mais firme para evitar ocupações nos núcleos que vão receber esses benefícios”, explicou Fernando Chucre, que é o coordenador do programa.

 

O Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista soma aos projetos existentes no município: Projeto Orla, Fórum da Agenda XXI, Plano Municipal da Mata Atlântica e Plano Municipal de Arborização. O Comdema reforça a importância da participação dos membros, assim como representantes das entidades da sociedade civil e instituições dos diversos setores.

 

Fonte:http://portal.guaruja.sp.gov.br/2015/07/conselho-municipal-debate-projeto-de-desenvolvimento-sustentavel-do-litoral-paulista/