Município vai receber Tocha Olímpica

13/07/2015

 

Guarujá é uma das 300 cidades a receber a chama que representará os Jogos do Rio 2016

 

Guarujá integra a lista de aproximadamente 300 cidades brasileiras que servirão ao Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, no próximo ano. O anúncio foi feito pela presidente da República, Dilma Rousseff, no último dia 3, em Brasília. A secretária-adjunta de Turismo representou a chefe do Executivo no ato.

 

O percurso da Tocha Rio 2016, que, segundo o Comitê dos Jogos, representa “as curvas da capital carioca e as cores do céu, do mar e do chão, pelo Brasil durará entre 90 e 100 dias, a partir de maio do próximo ano. Após a tradicional cerimônia de acendimento, na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade, a tocha segue viagem até dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor acenderá a Pira Olímpica, na abertura da competição, no Maracanã.

 

No Brasil, serão mais de 12 mil condutores em todo o país, garantindo ampla participação da população no revezamento que somará 20 mil km em vias terrestres e 10 mil milhas aéreas. Todos os locais foram selecionados considerando o valor nacional, geográfico, histórico ou cultural.

 

A chefe do Executivo já assinou o termo de aceite à recepção da Tocha Olímpica Rio 2016 e, no momento, aguarda a visita de equipe do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 que, em parceria com o Núcleo de Projetos Especiais da Secretaria de Turismo, que liderará as ações em Guarujá, organizará a logística do revezamento no Município no próximo ano.

 

“Ter o privilégio de receber a tocha dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 é motivo de orgulho para todos nós guarujaenses. Fazer parte deste momento histórico, entre as 300 cidades escolhidas por todo o Brasil, vem coroar o trabalho que desenvolvemos aqui na Copa do Mundo. Que este momento desperte em nós a responsabilidade e emoção que são peculiares a este tipo de competição”, ressaltou a chefe do Executivo de Guarujá.

 

A Prefeitura de Guarujá deverá promover um grande evento para receber a Tocha Olímpica. O ato deve ser realizado em local de grande fluxo de pessoas, onde a Tocha permanecerá parada por 15 minutos. Em movimento, entre cidades, a Tocha será deslocada a uma velocidade entre 60 e 80 km por hora. Dentro de Guarujá, a velocidade será de aproximadamente 6 km por hora.

 

Cada condutor em Guarujá carregará a Tocha Olímpica por aproximadamente 200 metros. Todos os condutores serão selecionados pela organização do Rio 2016 e seus patrocinadores em campanhas públicas de nomeação, podendo ser solicitado ainda pela organização dos Jogos a indicação de nomes pela Prefeitura de Guarujá, conforme critérios estabelecidos pelo Rio 2016.

 

Tradição – O Revezamento da Tocha Olímpica é inspirado na Grécia Antiga, onde eram organizadas corridas de revezamento com a chama, em tributo a deuses. Mensageiros eram enviados pelas cidades para anunciar o evento. Nos Jogos Olímpicos da Era Moderna, o significado foi resgatado pela primeira vez em Amsterdã, em 1928, mas o primeiro revezamento ocorreu em Berlim, em 1936.

 

Fonte:http://portal.guaruja.sp.gov.br/2015/07/municipio-vai-receber-tocha-olimpica/