Defesa Civil orienta população como se prevenir no período de estiagem

28/07/2015

 

Nessa época do ano, o ar fica mais seco, o que propicia problemas respiratórios, principalmente em crianças e idosos

 

O período de estiagem vai de junho a outubro. Nessa época do ano, o ar fica mais seco, propiciando problemas respiratórios, gripes e alergias, principalmente nas crianças e idosos. Por esse motivo, a Defesa Civil orienta a população como se prevenir, para evitar problemas de respiração e irritação.

 

Cuidados simples fazem toda a diferença para evitar possíveis problemas relacionados ao ar seco. “Esse período é o mais crítico, quando temos que ter uma atenção maior com os alimentos ingeridos e principalmente com os hábitos das crianças e idosos, que são mais suscetíveis aos problemas respiratórios”, explicou o geólogo Carlos Adolfo Fernandes.

 

O ideal é incluir no cardápio muita água e mais frutas e vegetais. A desidratação é um sério risco, principalmente para crianças e idosos. Evite objetos que acumulem poeira, como tapetes, cortinas e bichos de pelúcia. O ar-condicionado também deve ser evitado, pois resseca ainda mais o ar.

 

Outra recomendação é limpar os olhos com algodão e água esterilizada para evitar irritações e outros problemas oculares. Evite fazer exercícios físicos, quando o ar estiver muito seco, principalmente no horário das 11 e 17 horas.

 

Estiagem

A estiagem é o resultado da redução, atraso ou ausência de chuvas em períodos chuvosos previstos para uma determinada temporada. Pode ocorrer racionamento de água em virtude da diminuição nos reservatórios e rios. Também há falta de energia elétrica, pois grande parte da eletricidade no País é produzida por usinas hidrelétricas. Além disso, há aumento do perigo de incêndios em matas e florestas. Tomando alguns cuidados, será possível evitar as queimadas.

 

Economize água

Feche a torneira, enquanto escova os dentes. Evite banhos demorados e feche o chuveiro enquanto se ensaboa. Cinco minutos são suficientes para um bom banho. Não use o vaso sanitário como lixeira. Sempre lave o carro com balde de água. Evite usar mangueira para retirar o lixo da calçada. Uma vassoura resolve o problema, além de ser um bom exercício.

 

Atitudes que devem ser evitadas

1. Jogar cigarros ou fósforos acesos às margens das rodovias, especialmente de carros em movimento

2. Balões podem provocar acidentes aeronáuticos, incêndios florestais e são um perigo para refinarias e indústrias químicas

3. Evite acender fogueiras e qualquer tipo de queimada

4. Não queime o lixo próximo à rede elétrica

5. Não faça queimadas em dias quentes, secos ou com ventos fortes

6. Informe imediatamente o corpo de bombeiros onde houver fumaça, para o fogo ser combatido

7. Não solte balões, essa prática é crime, conforme a Lei 9.605/98

 

Fonte:http://portal.guaruja.sp.gov.br/2015/07/defesa-civil-orienta-populacao-como-se-prevenir-no-periodo-de-estiagem/