Gestantes recebem cuidados e orientações para garantir boa saúde

30/07/2015

 

Promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, as palestras são oferecidas constantemente nas unidades de saúde da família para orientar as futuras mamães

 

Na última semana, a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Sítio Conceiçãozinha promoveu uma ação voltada para gestantes, com orientações básicas sobre a importância do parto normal. A iniciativa busca incentivar as futuras mães a terem seus filhos de forma natural, para melhor recuperação no pós-parto e a saúde do bebê. Mensalmente, a Usafa oferece palestras de diferentes temas que abrangem o período da gestação.

 

Por meio de apresentações de slides e orientação de profissional da saúde, as gestantes da unidade esclarecem dúvidas e aprendem os cuidados necessários para cada fase da gestação. De acordo com a enfermeira da unidade, Rita de Cassia Veiga Casanova, o intuito é promover orientações, acompanhando cada gestante por todo seu período gestacional, com objetivo de buscar conforto e zelar pela segurança da mãe e do bebê da gestação até a hora do parto.

 

“Às vezes, a falta de informação deixa essas mães descrentes de que a equipe que está acompanhando ela no setor hospitalar está com um único objetivo e proposta de cuidar dela e desse feto para que tudo aconteça da melhor forma até o seu nascimento”, disse Rita, responsável pelas palestras ministradas na unidade.

 

Segundo Rita, a última ação seguiu a linha de seis razões simples com explicações resumidas. “Se o parto normal é o desfecho natural de uma gravidez, por que fugir dele antes mesmo de saber se uma cesárea é de fato indicada para o seu caso? O ideal é que o bebê escolha o dia em que quer nascer”, explicou a enfermeira.

 

Grávida de três meses, a paciente Juliana Duarte se sente mais segura com sua gestação. “Receber orientações de pessoas qualificadas e bem preparadas nos deixa seguras para deixar Deus e a equipe que me acompanhar no controle até o nascimento do meu bebê”, contou.

 

Fonte:http://portal.guaruja.sp.gov.br/2015/07/gestantes-recebem-cuidados-e-orientacoes-para-garantir-boa-saude/