Festival de economia solidária reúne artesãos no Rio

Agência Brasil                                                            21/08/15 13h05 

 

Artesãos de vários municípios fluminenses participaram hoje (21) do 5º Festival de Economia Solidária, na Cinelândia, no centro da capital. O evento, que faz parte das comemorações de 450 anos da cidade, conta com a participação de mais de 200 empreendimentos de economia solidária de 14 municípios.

 

No festival, além da venda de produtos artesanais, há apresentações musicais e um desfile de moda com os lançamentos da coleção Primavera-Verão, todos criados por artesãos do projeto Rio Ecosol, que promove a economia solidária em comunidades carentes. Também estão sendo feitas oficinas para os visitantes, com o objetivo de compartilhar o conhecimento dos artesãos com o público.

 

Realizado em parceria pela prefeitura do estado, o Ministério do Trabalho e Emprego e o projeto Rio Ecosol, o evento tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da economia solidária, apoiando o empreendedor a superar a linha de pobreza com cursos de formação, oficinas e seminários que incentivem a criação de alternativas de trabalho e renda.

 

Uma das participantes do projeto Rio Ecosol, Ana Cristina de Oliveira, responsável pela barraca da Rede Afroportuária, diz que o objetivo da feirinha é oferecer preços justos aos compradores e apresentar produtos de qualidade confeccionados com materiais recicláveis. Ela produz o que está sendo vendido. “Alguns [artesãos] produzem em conjunto, outros em cooperativas e há também os que produzem por conta própria, como no caso da minha barraca”.