Velho Chico: esperança do sertão

O Caminhos da Reportagem desta semana resgata a história e a importância do Rio São Francisco, que nasce na Serra da Canastra (MG) passa por cinco estados, 521 municípios e atravessa o semiárido brasileiro até chegar ao mar.


A equipe de reportagem apresenta o potencial do Vale do São Francisco, que, com projetos de irrigação, tornou-se uma região produtora de frutas e hortaliças. Plantações de uvas nas proximidades de Petrolina e vinícolas fazem da região uma das maiores produtoras de vinho do país.

 

O programa mostra como está o andamento das obras de integração da bacia do São Francisco e a espera do homem do sertão pela água do Velho Chico. Projetos de recuperação de nascentes em Minas Gerais e de proteção da fauna e da flora na caatinga são exemplos de ações para proteção do meio ambiente e revitalização do rio.

 

A história e as lendas do rio São Francisco nos levam às carrancas do artesão Roque Santeiro, que transforma pedaços de madeira em cultura. E a beleza dos cânions do São Francisco, região rica em recursos hídricos e paredões de rocha, é um atrativo turístico.