VLT começa a transformar Macuco e gera boas expectativas

 

Valorização imobiliária, mais segurança e incremento nas vendas são algumas das consequências já sentidas e esperadas pelos quase 20 mil moradores e comerciantes do bairro do Macuco, que concentra duas frentes de trabalho da implementação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

A região de 1,7 km² abrigará a Estação Porto e o Centro de Controle Operacional (CCO), no início da Rua Senador Dantas, além de passagens de níveis sobre a antiga linha férrea.

Expectativas

Apesar dos impactos causados pelas obras, a população tem boas expectativas com a conclusão do serviço e o início da operação do sistema de transporte. “Agora tem os transtornos da poeira, de fechar a rua, mas isso tudo trará proveito mais pra frente.

O VLT vai transformar o bairro, com mais gente circulando”, destaca Maria da Graça Ribeiro, 54 anos, proprietária de uma padaria e um restaurante na Rua Rodrigues Alves, que se beneficia com o movimento adicional gerado pelos trabalhadores das obras.

A mesma opinião é partilhada por Vera Lúcia Lima, 61, comerciante e moradora há 30 anos na Rua Borges (ao lado do futuro centro de controle). “O muro do terreno era fechado e aqui ficava muito parado, principalmente aos finais de semana. Com o VLT vai ter mais segurança”, conta ela, cuja a lanchonete também passou a receber mais clientes após o início dos serviços na região.

Já o aposentado Edison dos Santos, 77, morador da Rua Batista Pereira, comemora a maior tranquilidade e a recuperação da área com a chegada do VLT. “Em primeiro lugar, vai acabar com a presença de usuários de drogas que tinha aqui na linha do trem. Também vai ter mais iluminação, com postes a cada 30 e 40 metros, além da valorização imobiliária, porque vai passar bem aqui em frente”.

 

Fonte: http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/889084/vlt-come-transformar-macuco-e-gera-boas-expectativas