Mestres e alunos da UME Maria de Lourdes Borges Bernal são homenageados

Atualizado em: 16 out 2015 às 07h

 

A escola municipal Maria de Lourdes Borges Bernal preparou uma festa especial na tarde de quinta-feira (15) para comemorar o Dia dos Professores e homenagear os alunos que foram pentacampeões no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, realizado entre os dias 2 e 4 deste mês, em São Sebastião do Paraíso (Minas Gerais).

 

Durante o evento, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, destacou a importância do papel dos professores e também parabenizou o desempenho dos estudantes. “É por meio do trabalho comprometido dos professores que os alunos desenvolvem seus talentos e alcançam vitórias”.

 

A diretora Maria Cristina dos Santos, há 14 anos na escola, aconselhou os estudantes a enxergarem os educadores como amigos. “Estamos aqui para contribuirmos com o crescimento deles. E o sucesso da nossa escola se dá por causa dos professores, da equipe de funcionários, estudantes comprometidos e a participação dos pais”. A festa teve a apresentação dos alunos do projeto Balé na Escola.

 

Pentacampeões

Sob a orientação do professor Fernando Luiz Simões Aguiar, 30 alunos participaram do Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar, em Minas Gerais. A escola foi campeã em 2010, 2011, 2012, 2013 e agora em 2015. Em 2014 foi vice, sendo o campeão o Colégio Albert Sabin, renomada escola particular de São Paulo, que abrange até o ensino médio.

 

A modalidade de xadrez no 'Bernal' é desenvolvida desde 2002 e o professor Fernando Luiz realiza o projeto no contarturno desde 2006. “Este esporte contribui para o desenvolvimento escolar dos estudantes e estimula o raciocínio, a atenção e a concentração”, explicou o professor.

 

Atualmente 98 crianças participam do projeto Xadrez na Escola. As gêmeas Yasmim Neper Oliveira Santos e Maiara Neper Oliveira Santos, de 7 anos, competiram no torneio. “Fiquei em primeiro lugar da minha categoria e foi muito legal”, disse Yasmim. A irmã conquistou o terceiro lugar.

 

A mãe Ingrid de Sá Neper Santos e pai Márcio Oliveira Santos estavam orgulhosos do desempenho das meninas. “Temos quatro filhos e todos praticam esportes e nós os incentivamos muito. A escola está de parabéns pelo trabalho realizado”, afirmou a mãe.

 

Foto: Raimundo Rosa

Fonte:http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/889279/mestres-e-alunos-da-ume-maria-de-lourdes-borges-bernal-s-o-homenageados