Prefeitura de Guarujá realiza poda de árvores na região central da Cidade

26/09/2014

 

Depois, o trabalho será levado a outros bairros do Município

 

23-09-2014 Poda de arvore Quintino com Mario Ribeiro-Pedro Rezende (9) (Large)A Prefeitura de Guarujá está realizando a poda de árvores em diversos pontos do Município. Porém, antecipando-se à Temporada de Verão, o trabalho está sendo priorizado na região central da Cidade (Pitangueiras e entorno), que concentra maior floresta urbana do Município. O objetivo é que até o início do próximo ano 90% dos pedidos de poda, solicitados pela população, sejam atendidos. Atualmente existem mais de mil solicitações do serviço junto à Secretaria de Operações Urbanas.

 

O trabalho é realizado em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, que forneceu uma equipe, composta de seis funcionários; além da orientação técnica e o equipamento específico para esse tipo de trabalho. Devido à grande demanda, a Secretaria de Operações Urbanas montou uma outra equipe para dar apoio. No total, 14 pessoas, incluindo os motoristas estão trabalhando no serviço de poda de árvores. O lixo vegetal, resultante da poda, é encaminhado para a Estação de Transbordo da Prefeitura.

 

Segundo o diretor de manutenção e conservação da Secretaria de Operações Urbanas, Marcos Cruz, mais de 170 pedidos já foram atendidos. “Nossa intenção é atender a todos os pedidos. Estamos priorizando nesse momento a região central, pois além de ser a mais arborizada, sofre o impacto do trânsito durante a Temporada. Vencida essa etapa iremos concentrar nossos esforços em outros bairros, porém, podas eventuais de caráter de urgência estão sendo executadas em outras regiões da Cidade”, explicou Cruz.

 

Além da região do Centro (Pitangueiras) o serviço de poda e remoção já foi realizado na Vila Maia, Astúrias, Barra Funda, Tombo, Enseada, Jardim las Palmas, Pernambuco e Parque Enseada. Em Vicente de Carvalho já foram atendidos os bairros do Monteiro da Cruz, Jardim Boa Esperança, Pae Cará, Jardim Maravilha, Vila áurea, Vila Alice e Parque Estuário.

 

Caminhão adaptado – O serviço era um pedido constante da população, porém o não vinha sendo realizado com a rotina necessária por falta de um equipamento específico para essa função. Os serviços foram retomados graças a um caminhão adpatado para esse tipo de trabalho, com cesto elevatório, conseguido por meio de Termo de Ajuste de Conduta (TAC), que a Secretaria do Meio Ambiente realizou junto ao Ministério Público.

 

Para solicitar poda de árvores os munícipes podem ligar para a Ouvidoria 0800 773 7000 ou direto na Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone 3308-7888.

 

Fonte:http://portal.guaruja.sp.gov.br/2014/09/prefeitura-de-guaruja-realiza-poda-de-arvores-na-regiao-central-da-cidade/