Cidade vai sediar evento de medicina esportiva

Atualizado em: 14 dez 2015 às 07h

 

A terceira edição do Congresso Internacional de Ciência, Educação e Medicina Esportiva (International Convention on Science, Education and Medicine in Sport – ICSEMIS) será realizada em Santos entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro de 2016.

O evento, que ocorrerá no intervalo entre os Jogos Olímpicos e os Paralímpicos do Rio de Janeiro, deverá trazer de três até quatro mil atletas, dirigentes, cientistas e estudantes de 70 países.

O lançamento oficial do congresso foi realizado na tarde desta segunda-feira (14) no Paço Municipal, com representantes da Prefeitura e da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), instituição organizadora.

“O esporte está no DNA de Santos, com o Santos Futebol Clube e os diversos atletas olímpicos formados aqui. Nada mais apropriado que a Cidade sedie um evento desse porte, um dos principais que o País irá receber”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

O chefe do Executivo santista destacou que a Prefeitura dará todo o apoio necessário para o sucesso do encontro e lembrou que Santos também será passagem da tocha olímpica e abrigará delegações de natação e triatlo da Itália, em preparação para os Jogos.

“A parceria com a Prefeitura de Santos foi fundamental para que pudéssemos encarar e enfrentar este desafio”, destacou a reitora da Unifesp e presidente do Comitê Local do ICSEMIS, Soraya Smaili, sobre o trabalho conjunto realizado nos últimos dois anos para que Santos fosse escolhida como sede do congresso.

Na reta final, a Cidade competiu com a candidatura de Campinas, liderada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para a organização, a Unifesp conta com a contribuição da própria Unicamp e da Universidade de São Paulo (USP) na parte científica, além do apoio dos ministérios da Ciência e da Tecnologia e dos Esportes na captação de recursos.

O congresso será realizado no Mendes Convention e suas atividades sociais no Sesc Santos (Aparecida) e em espaços públicos, a exemplo de caminhadas na praia. Entre os temas que serão abordados estão genética, neurociência, nutrição, reabilitação e tecnologia ligados ao esporte.

Em breve, o site do evento divulgará a programação, que contará com especialistas como Yannis Ptsiladis (defensor do esporte sem doping), Sara Piva (área da reabilitação) e Rory Cooper (atua em prol da qualidade de vida de pessoas com deficiências).

O ICSEMIS é uma realização conjunta do Conselho Internacional de Ciências do Esporte e Educação Física (ICSSPE), Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) e Federação Internacional de Medicina do Esporte (FIMS). As duas primeiras edições foram realizadas antes das Olimpíadas de Pequim em 2008 (cidade de Guangzhou, China) e de Londres em 2012 (Glascow, Inglaterra).

 

Fonte:http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/890467/cidade-vai-sediar-evento-de-medicina-esportiva