Ambiente: evento de ONG atrai quase 2 mil crianças ao Botânico

Atualizado em: 04 abr 2016 às 09h
 

Com a participação de 1.962 crianças, estudantes de dez escolas municipais e duas estaduais, da Ong Pró-Viver, do Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Barroso, o Jardim Botânico Chico Mendes promoveu o encontro 'A Mata Atlântica é Aqui!'. A programação do evento educativo teve início em 24 de março e terminou no sábado (2).

A atividade fez parte da Semana da Água e aliou diversão e conhecimento para despertar a conscientização sobre o uso sustentável do produto e a importância da preservação do meio ambiente.

Houve apresentação teatral da Família Burg, com o espetáculo “Incantesimo”; maquete mostrando a relação da água e a floresta; além de conversa sobre saneamento público, jogos educativos, contação de histórias e oficinas para todas as idades.

A realização foi da Fundação SOS Mata Atlântica, Ministério da Cultura, patrocínio da Repsol Sinipec S/A e a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Apoio Prefeitura de Santos, Sabesp, Projeto Albatroz, Huber Arte Marinha, Parque Estadual Xixová-Japuí, Mantas do Brasil.

E, também: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus do Litoral Paulista, Instituto EcoFaxina, Unimonte, Caiçaras Expedições, Museu do Café, Projeto Petrechos de Pesca Perdidos no Mar, Instituto de Pesca, Fundação Florestal, Global Ghost Gear Initiative e Instituto Sea Shepherd Brasil.

Escola Total

Como parte da programação, os alunos do programa Escola Total curtiram, na semana passada, as oficinas interativas socioambientais no caminhão adaptado que permaneceu no Jardim Botânico. O objetivo do trabalho é sensibilizar e mobilizar as crianças para o seu papel na sociedade.

Entre outras atividades, a palestra sobre a raia manta e outros seres marinhos encantou os alunos da escola Maria Emília Reis. Reciclar, não jogar lixo no mar nem óleo de cozinha na pia foi o que aprendeu Richard França dos Santos, 9 anos. “Gostei de ver o tubarão”.

Já Geovanna Leon de Araújo Sacramento, da mesma idade, apreciou as baleias. “Se reciclarmos o lixo e colocarmos no lugar certo, os animais marinhos não vão ficar doentes nem morrer.”

 

Fonte:http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/892268/ambiente-evento-de-ong-atrai-quase-2-mil-crian-ao-bot-nico