Setur divulga as primeiras atrações do Festival Santos Café 2016

22/06/2016 

 

A Secretaria de Turismo (Setur) divulgou a primeira parte da programação do Festival Santos Café 2016, que será realizado de 8 a 10 de julho, em diversos locais do Centro Histórico, reunindo mais de 40 atrações.

Um dos principais pontos de concentração do evento será o Museu do Café, que vai sediar a abertura oficial no dia 8, às 18h, com entrega da restauração da Sala do Pregão, incluindo o vitral de Benedicto Calixto e os mobiliários. No mesmo local, nos dias 8 e 9, haverá visitação noturna das 18 às 21h.

Dentre outras atrações programadas no Museu do Café, destaque para o espaço Café com Leite, voltado para o público infantil, nos dias 9 e 10, das 11 às 17h, e para visitação ao Centro de Preparação de Café, com degustação de três tipos de café gourmet, no dia 9.

Café, gastronomia e drinks

Na Casa do Frontaria Azulejada, nos dias 9 e 10, das 11 às 17h, haverá degustação gratuita de cafés especiais. Perto dali, na Estação do Valongo, no dia 9, às 11h, serão iniciados ensaios da Orquestra na Rua, que une diversos músicos por meio das redes sociais para uma apresentação coletiva, a ser realizada no mesmo dia, às 17h.

Ainda no Valongo, o Museu Pelé será palco das oficinas gastronômicas e de drinks. No dia 9, às 11h, será promovida oficina com o chef Bruno Medeiro, que vai ensinar o preparo do risoto à base de café, e às 15h será a vez de Margot Lambert, demonstrado a receita do brigadeiro de café com banana caramelada.

Já no dia 10, às 11h, o barista Douglas Dante vai falar sobre os segredos do drink Terráqueo.

Feira, carros antigos e walking tours

Quem quiser aproveitar o festival para fazer boas compras, a dica é a Feira Centro com Arte, dias 9 e 10, das 11 às 17h, na Praça Mauá, com dezenas de opções de itens de arte, artesanato e antiguidades. No mesmo local e horários, também será realizada a exposição de carros antigos.

No dia 9, a Praça Mauá será o ponto de partida dos walking tours, que vão percorrer diversos pontos do Centro Histórico relacionados à história do comércio do café.

Música

Na parte musical, a organização está preparando uma programação eclética com samba, choro, MPB, blues, jazz, pop-rock e bossa nova. Já estão confirmadas as apresentações de Murilo Lima, Guitarra Leão, Ouro Verde, Carla Mariani & Banda, Kleber Serrado & Choro de Bolso, Diego Alencikas Trio e da Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas.

Nos próximos dias serão divulgadas outras atrações do evento.

O Festival Santos Café 2016 é uma realização da Prefeitura, com correalização do Governo do Estado e Museu do Café. Apoio: Revista Espresso, Santos Convention & Visitors Bureau, Construtora Phoenix, SinHoRes, Santos FC, Unisantos, Unimonte, Senac, Rei do Café, Museu Pelé Store e CDL Santos.

Programação

8 de julho (sexta-feira)

Museu do Café (*) 
=> 18h – Abertura Oficial do Festival Santos Café - Entrega da restauração da Sala do Pregão (vitral de Benedicto Calixto, no teto, e mobília) 
=> 18h às 21h – Visitação noturna 
=> 18h30 às 20h – Café com Musica - Marcos Paulo & Patrícia Nóbrega (MPB, Bossa Nova e Jazz)

Centro Histórico 
=> 18h – Happy Centro (apresentações musicais em vários restaurantes e bares parceiros do festival)

9 de julho (sábado)

Praça Mauá 
=> 11h, 14h e 16h – Walking Tour, com monitoria de guia de turismo 
=> 11h às 17h - Feira Centro com Arte e Exposição de Carros Antigos 
=> 12h - Murilo Lima (MPB/Pop Rock) 
=> 14h - Escola Guitarra Leão (MPB/Pop Rock)

Museu Pelé 
=> 11h - Oficina de Risoto à Base de Café (com o chef Bruno Medeiro, da UniSantos) - Retirar senha 1 hora antes, máximo 2 por pessoa 
=> 15h às 17h – Oficina de brigadeiro de café com banana caramelada (com Margot Lambert do Senac) - Retirar senha 1 hora antes, máximo 2 por pessoa

Museu do Café (*) 
=> 11h às 17h – Espaço Café com Leite - Espaço infantil lúdico com jogos educativos e tradicionais, cantinho da leitura, pula-pula, piscina de bolinhas entre outros. 
=> 15h – Programação Infantil - Cantadores de Histórias - Cantorita e Tonho contam histórias do café e da cidade de Santos, com muita música, rima e brincadeiras antigas. 
=> 16h – Oficina de Artesanato com Cápsulas de Café - Artesã Silma Valverde - Distribuição de senhas, na bilheteria do Museu, 1 hora antes do início da programação. 
=> 10h30, 12h, 15h e 17h - Visitas ao Centro de Preparação de Café com degustação de três tipos de café gourmet (20 pessoas por turma; visitas com cerca de 45 minutos de duração) - Valor: R$ 6,00 - Ingressos podem ser adquiridos diretamente na bilheteria do Museu do Café 
=> 18h às 21h – Visitação Noturna

Casa da Frontaria Azulejada 
=> 11h às 17h – Degustação de cafés especiais / Exposição ‘Do café ao cafezinho’ e Projeto ‘Alameda do Café’ / Espaço Leia Santos 
=> 12h - Teatro Infantil – ‘Amor por Amexins’

Estação do Valongo 
=> 11h – Ensaio Orquestra na Rua 
=> 17h – Apresentação Orquestra na Rua

Centro Histórico 
=> 12h – Feijão com Arte (restaurantes parceiros do festival vão servir feijoada)

Bulevar da Rua XV 
=> 11h – Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas

Palco da Rua XV com a Rua do Comércio 
=> 13h – Roda de Samba com Grupo Ouro Verde 
=> 17h – Divas do Rock & Blues – Carla Mariani & Banda

10 de julho (domingo)

Casa da Frontaria Azulejada e Estação do Valongo 
=> 11h às 17h – Degustação de cafés especiais, exposição ‘Do café ao cafezinho’, Alameda do Café e Espaço Leia Santos 
=> 12h – Trupe Olho da Rua (teatro infantil)

Museu Pelé
=> 11h - Oficina de Coquetelaria (com barista Douglas Dante, do Museu do Café, preparando o drink ‘Terráqueo’ criado por alunos da Unimonte.) Retirar senha 1 hora antes, máximo 2 por pessoa

Praça Mauá 
=> 11h às 17h – Feira Centro com Arte e Exposição de Carros Antigos 
=> 12h – Kleber Serrado & Choro de Bolso 
=> 14h – Diego Alencikas Trio (MPB)

Museu do Café (*) 
=> 11h às 17h – Espaço Café com Leite - Espaço lúdico para crianças, com jogos educativos e tradicionais, cantinho da leitura, pula-pula, piscina de bolinhas entre outros. 
=> 12h – Métodos de Preparo do Café - Os baristas apresentam diferentes formas de extração da bebida mais famosa do mundo - Local: Cafeteria 
=> 15h – Minibarista (programação infantil) - Crianças aprendem o latte art, técnica de desenho na superfície do café com leite. 
=> 16h – Dica do Barista - Baristas darão dicas de como preparar um bom café em casa e o público pode degustar diferentes tipos da bebida

Praça Mauá 
=> 11h às 17h – Feira Centro com Arte e Exposição de Carros Antigos

Casa da Frontaria Azulejada 
=> 11h às 17h – Degustação de cafés especiais, exposição ‘Do café ao cafezinho’, Projeto ‘Alameda do Café’ e Espaço Leia Santos

Centro Histórico 
=> 12h – Feijão com Arte (restaurantes parceiros do festival vão servir feijoada)

(*) O Museu do Café terá entrada gratuita a partir das 18h do dia 8 de julho até o final do festival

 

Fonte:http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/893916/setur-divulga-primeiras-atra-es-do-festival-santos-caf-2016