CET atingirá 30 mil carros adesivados com símbolo de campanha educacional

Atualizado em: 23 jun 2016 às 08h
 

Com ação programada para este sábado (25), no Gonzaga, a CET-Santos deverá ultrapassar a meta de 30 mil carros adesivados com o símbolo da campanha de respeito à faixa de pedestres.

Das 13 às 16h, integrantes da área de educação da companhia estarão no semáforo da Praça das Bandeiras com a orla para afixar os adesivos no vidro traseiro dos veículos, reforçando os conceitos do movimento voltado a condutores e passageiros.

Até o momento, 29.967 motoristas já exibem o selo na parte superior esquerda do veículo, indicando que o condutor aderiu à campanha. A meta de 30 mil a ser alcançada em um ano e meio, demostra que quase 20% da frota santista de automóveis leva a marca. Na Cidade há 152.609 veículos cadastrados pelo Detran/SP.

Acidentes

Desde que o movimento foi implementado na Cidade, o número de atropelamentos e vítimas vem reduzindo. Em comparativo de cinco anos antes e após a criação do projeto, as mortes de pedestres diminuíram 35% (de 72 para 47); vítimas graves, redução de 82% (de 106 para 19); e os atropelamentos caíram 27% (de 1.325 para 963).

 

Recomendações

O respeito à faixa de pedestres, mesmo em local onde não há semáforo, está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Mas é muito importante que motoristas e pedestres cumpram o seu papel, fazendo valer seus direitos e deveres.

Motoristas, ao avistarem uma faixa não semaforizada, devem reduzir a velocidade para efetuar a parada do veículo quando houver um pedestre solicitando a passagem. É importante visualizar nos retrovisores as condições de segurança e aguardar a completa travessia do pedestre para colocar seu veículo em movimento.

Pedestres também devem colaborar, fazendo o gesto de braço esticado, solicitando a prioridade. Só devem iniciar a travessia quando os primeiros veículos já estiverem parados. A atenção deverá ser redobrada em vias de mão dupla.

 

Fonte:http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/893937/cet-atingir-30-mil-carros-adesivados-com-s-mbolo-de-campanha-educacional