Guarujá terá 'Observatório de Turismo'

O convênio foi assinado no último dia 22

A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), firmou convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) no último dia 22, para a implantação do “Observatório de Turismo” no Município. Trata-se de uma plataforma colaborativa que mantém as informações turísticas armazenadas e tabuladas.

O Observatório é uma ferramenta que reunirá informações que possam direcionar ações futuras, principalmente no setor de turismo do Município. Permite conhecer as características do turista que visita a Cidade, o que consome, entre outros.

Para a secretária de Turismo de Guarujá,  a implantação do observatório vai ao encontro do Plano de Turismo.  Vai auxiliar o desenvolvimento do setor, fazendo banco de dados e informações precisas, bem como o monitoramento do segmento no Município.

“Essa é mais uma semente plantada onde os frutos devem ser colhidos no futuro. Esse é o trabalho real do Turismo, de um turismo fundamentado.”

A expectativa da implantação do observatório é de seis meses a um ano para que esteja funcionando plenamente na Secretaria de turismo. O projeto, no momento, está em fase de estudos.

O evento ocorreu na sede do IFSP, em Cubatão, e contou com a presença também do coordenador de projetos turísticos, Edson Santos, que coordenará o observatório e a diretora de Promoção Turística do Município. Estavam presentes, ainda, Robson Nunes da Silva (diretor Geral do IFSP), Thiago Schultze (coordenador do Instituto) e membros do Conselho Docente do IFSP.