Botafogo vence o Paraná e garante vaga na Sul-Americana de 2019

 

Por Jorge Wamburg – Repórter da Agência Brasil  Brasília

Dois jogos encerraram nessa segunda-feira (26) a 37ª e penúltima rodada da série A do Campeonato Brasileiro: Botafogo 2 a 1 Paraná e São Paulo 0 a 0 Sport.

 Com esses resultados, o Botafogo assumiu a 9ª posição, com 51 pontos, e vaga na Copa Sul-Americana de 2019.

 Já o São Paulo, com 63 pontos, permanece no G-6 da Libertadores, em 5º lugar, mas ainda terá que lutar na última rodada para superar o Grêmio, que com a mesma pontuação é o 4º colocado, pela vaga direta na Libertadores do ano que vem.

 Quanto ao Paraná, já matematicamente rebaixado para a série B de 2019, somou a 23ª derrota à sua campanha.

 Para o Sport, o empate com o São Paulo no Morumbi o manteve em 18º lugar, na zona de rebaixamento, com 39 pontos, mas ainda poderá escapar da série B se na última rodada, em casa, vencer o Santos e for ajudado por outros resultados de times que lutam contra o rebaixamento, como Fluminense, Vasco e Chapecoense.

 O título de campeão da série A foi conquistado antecipadamente pelo Palmeiras, no domingo (25), com a vitória de 1 a 0 sobre o Vasco, em São Januário.

 O Flamengo, que derrotou o Cruzeiro por 2 a 0, em Belo Horizonte, é o vice-campeão.

 Na zona de rebaixamento, além do Sport estão América Mineiro, com 40 pontos; Vitória, com 37, e Paraná, com 22, estes dois já matematicamente rebaixados para a série B em 2019.

 O artilheiro da série A é Gabigol, do Santos, com 18 gols.

 Na série B, já encerrada, com o campeão Fortaleza, estão promovidos para a série A o CSA, Avaí e Goiás. E foram rebaixados para série C Paysandu, Sampaio Corrêa, Juventude e Boa Esporte.

O artilheiro foi Dagoberto, do Londrina, com 17 gols.