Em Santos Faixa Viva adota nova estratégia para conscientizar pedestres

 

Por Lizete Araujo - CET SANTOS 

Cena observada na manhã desta terça-feira (4), na avenida da praia (sentido José Menino Ponta da Praia), no Gonzaga. A mulher desce do ônibus e, mesmo estando a cerca de 30 metros de uma faixa de segurança, atravessa a pista. Fica no canteiro central até conseguir passar para o outro lado, alcançando a calçada onde caminha até ingressar em uma galeria comercial, exatamente na altura onde há a faixa de pedestre, para seguir seu destino.

Detalhe: o trecho do canteiro central estava demarcado com fitas e cavaletes. A canalização é uma nova estratégia colocada em prática pelo programa Faixa Viva, justamente para tentar disciplinar os pedestres que insistem em se arriscar em meio aos carros, ignorando as faixas para a travessia segura.

A situação flagrada mostra que, apesar dos resultados positivos aferidos em seus 7 anos com redução de mortes (38%) e atropelamentos (31%), ainda há muito trabalho a ser feito. E educação é o caminho para a mudança de comportamento de pedestres e motoristas, tornando o trânsito mais seguro. 

BONS EXEMPLOS

Muitos bons exemplos também foram captados em mais uma ação da equipe de Educação para o Trânsito da CET-Santos. Funcionária de uma loja no bairro, Juliana Martins nem chegou a perceber a sinalização no canteiro central. Desceu no mesmo ponto e já foi em direção à faixa. “Faço isso todos os dias”.

Já o casal Sandra e Dirceu, que mudou recentemente da capital para a Baixada Santista, ficou surpreso ao saber que ao estender o braço o caminhante está pedindo passagem aos motoristas. “Não sabíamos. Vamos fazer isso a partir de agora”, afirmou ela. 

“Ao estender a mão, a pessoa indica ao motorista a sua intenção e, aguardando todos os veículos pararem, pode fazê-lo com a devida segurança”, explicou o operador de trânsito e transportes Hércules Santiago, da equipe do programa educativo.

HARMONIA

A proposta do Faixa Viva é harmonizar a convivência entre pedestres e motoristas, para maior segurança de todos nas ruas. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o caminhante tem prioridade em locais com faixa de travessia sem semáforo.

Além das ações em vias da Cidade, realizadas semanalmente, orientações sobre travessia segura são abordadas também em todas as demais atividades do Programa de Educação para o Trânsito desenvolvidas em escolas, empresas, grupos e instituições diversas.

Confira a programação das ações do Faixa Viva

Quarta (5/12), Av. Ana Costa x Rua Cunha Moreira e Av. Floriano Peixoto x R. Pereira Barreto;quinta-feira(6), Av. Conselheiro Nébias x Rua Bias Bueno e Praça Belmiro Ribeiro; sexta(7), Av. Ana Costa x Shopping Balneário e na Praça do Trânsito.

Foto: Susan Hortas