Santos conquista novamente certificado de Município Verde Azul

 

Por Prefeitura Municipal de Santos 

 

Mais uma vez, Santos comprovou sua importância na questão ambiental, obtendo o Certificado de Município Verde Azul concedido pelo Governo do Estado. A Cidade teve 85.31 pontos e ficou em 38º lugar, um dos melhores desempenhos desde o início de sua participação em 2008. Na Baixada Santista ficou à frente, seguida de Bertioga, com 83.31 pontos. A melhor classificação no ranking entre as cidades paulistas foi São José do Rio Preto, com 96. Participaram da iniciativa todos os 645 municípios do Estado.

À conquista são atribuídas ações como o programa Recicla Santos, campanhas de conscientização ligadas à educação ambiental e a conservação da biodiversidade. “O selo é um reconhecimento pelos esforços de todos os órgãos da Prefeitura que, de alguma forma, convergem para um meio ambiente mais saudável e para uma qualidade de vida melhor”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório.

Em 2017, com 80.88 pontos, Santos ficou na 44ª posição. A pontuação vai de zero a 100 e, para obter o selo, o município deve ter média acima de 80. A avaliação incluiu dez quesitos: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, arborização urbana, qualidade do ar, uso do solo, esgoto tratado e resíduos sólidos.

Criado em 2007 pelo Governo do Estado, o selo possibilita às cidades firmarem convênios com entidades e empresas nacionais e internacionais que queiram investir na temática ambiental, além de convênios em âmbito estadual e federal.

Foto: Raimundo Rosa/arquivo