UBS Vila Rã promove atividades com foco na saúde da mulher

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

22/10/2014

 

A chefe do Executivo participou da programação oferecida pela unidade na última sexta

 

A chefe do Executivo esteve na Unidade Básica da Família (UBS) Vila Rã, na última sexta-feira, 17, para participar das atividades em comemoração ao Outubro Rosa. A equipe da unidade promoveu um dia de várias atividades voltadas à saúde da mulher, com foco na prevenção ao câncer de mama.

 

“Eu sei o que é lutar contra um câncer, mas é uma doença que pode ser prevenida. Estamos aqui para alertar a mulheres que quanto maior a antecedência em obter os diagnósticos, mais fácil e rápido é a cura. Nós mulheres temos o perfil da coragem, temos que aproveitar esse momento, as ações do Outubro Rosa, para conscientizar também nossos companheiros com as ações que virão com o Novembro Azul”, disse a governante.

 

De acordo com a administradora da UBS, Elizete Souza Pereira, diariamente as mulheres recebem orientações sobre prevenção. “Criamos uma boneca que vai ajudá-las no autoexame. Além disso, trabalhamos a informação com as mulheres da comunidade”, explicou.

 

O evento teve parceria com a Avon, consultoras deram noções de maquiagens, distribuição de brindes e sorteios de kits. Houve ainda palestras e um testemunho da senhora Cleuza Batista Martins, que passou por um câncer de mama e há 12 anos está curada. “O câncer não é o fim. Pelo contrário, é uma fonte de aprendizado passar por isso e superar os demais problemas que surgirem em nossas vidas são encarados como pequenos. Eu para superar me apeguei a Deus e aos meus netos”.

 

O secretário de Saúde ressaltou que as ações realizadas nas unidades pelo Outubro Rosa estão dentro das mudanças de foco assistencial preconizado pelo Ministério da Saúde e vem sendo adotado pela Prefeitura de Guarujá. “Focar na Atenção Básica e nas ações de prevenção. Esse ano teve mais espaços para a realização de ações concretas para diagnosticar, tratar e curar. Estamos satisfeitos com adesão da comunidade.

 

Liderança comunitária incentiva participação

 

A UBS Vila Rã conta com um Conselho Gestor que é formado por lideres da comunidade e servem como parceria e elo de ligação entre a unidade e os moradores. Dalva da Silva Batista é presidente da Associação de Amigos do Bairro e integra o conselho. “O nosso trabalho é fazer a integração da comunidade da unidade, fiscalizar, participar das ações e tentar reverter as deficiências e demandas”

 

A presidente do Clube de Mães do bairro, Cristina Cassiano, também faz parte do conselho. “Atuamos, apoiamos e opinamos em quase tudo na unidade, assim como buscamos mulheres e orientamos que elas compareçam às consultas, levem seus filhos orientem os maridos”.

 

A UBS Vila Rã fica na Rua Maria Geralda Valadão, 1.114. O telefone da unidade é 3351-9388. “Quem faz a unidade somos todos nós, é importante a integração da equipe com a comunidade e vice-versa. As ações só têm resultados a partir desse olhar”, ressaltou a chefe do Executivo.

 

 

Fonte:http://portal.guaruja.sp.gov.br/2014/10/ubs-vila-ra-promove-atividades-com-foco-na-saude-da-mulher/