Cia de Dança de Cubatão participa de competição no domingão do Faustão neste domingo (19)

A Cia representa a Baixada Santista no quadro "Dança de Grupo do Faustão". Você pode votar no site GShow e ajudar a Cia ser a campeã

 

Por Prefeitura Municipal de Cubatão

Nos lares brasileiros, do Oiapoque ao Chuí, a Cia de Dança de Cubatão vai ser apresentar para famílias de todo o Brasil no próximo domingo (19). É quando os bailarinos competem no quadro "Dança de Grupo do Faustão", dentro do Programa do apresentador Fausto Silva, na Rede Globo. A equipe foi selecionada pela produção para integrar o elenco de abertura do quadro especial que vai prestigiar a dança no País. 

O anúncio foi feito na semana passada, surpresa para os bailarinos que receberam a visita da ex-jogadora de basquete Hortência, madrinha do Grupo nesta disputa. "Esse grupo é incrível e vamos com todo esse talento para o palco do Faustão. Tenho certeza de que eles irão brilhar lá", afirmou Hortência, que já teve experiência com a adança quando participou do quadro "Dança dos Famosos".

No próximo domingo, a partir das 18h, a Cia sobe ao palco do Domingão de Faustão apresentando uma montagem inédita assinada por Zeca Rodrigues, coreógrafo residente da Cia, com o mais puro jazz e toda sua energia. Vence o concurso, que vale um prêmio de R$ 100 mil, o grupo que tiver mais votos populares e da plateia durante os dois minutos da apresentação no palco. "Por isso destacamos que é importante as pessoas já se cadastrarem no site da Globo para votarem no momento da apresentação", destaca Vanessa Toledo, diretora artística da Cia.

Para participar, basta acessar o site www.gshow.com/faustao e cadastrar seu email. Há um espaço no topo, lado direito da página ao clicar em "entrar". No dia da apresentação, retorne o site do programa e dê nota para a Cia de Dança de Cubatão durante o tempo em que os bailarinos estiverem no palco. "A participação neste programa é uma vitrine para a Cia e uma oportunidade de mostrarmos tudo o que temos batalhado durante todos esses anos. Fazemos nosso trabalho com muita dedicação e tenho certeza de que isso, aliado ao talento de cada um da equipe, soma no resultado sempre", completou Vanessa.

A escolha da Cia pelo Domingão do Faustão não foi por acaso: a Cia tem uma longa trajetória de sucesso, a começar pelo mais recente título conquistado, de Melhor Grupo do Brasil no Festival Internacional de Dança de Joinville ano passado - considerado o maior do mundo no gênero competição, reunindo 6 mil bailarinos brasileiros e estrangeiros. Em 2018, a companhia cubatense também trouxe pra casa o bicampeonato na categoria jazz conjunto sênior e os prêmios de Melhor Bailarina para Yasmin Mattos, 1º lugar em solo jazz feminino 2º lugar em solo contemporâneo feminino e 3º lugar no duo contemporâneo. Zeca Rodrigues também foi indicado a Melhor Coreógrafo do Festival.

Somam-se a esses prêmios outros como ouro, prata e bronze no Festival valentina Kozlova, em Nova York, há dois anos, além de 1º lugar por diversas vezes no festival Passo de Arte, campeão no ENDA - Encontro Nacional de Dança, Festival Bravos, e apresentações especiais no Fidifest e outros festivais de grande expressão na dança no Brasil.

Formada por 16 bailarinos, a Cia de Dança de Cubatão é oficializada como um Grupo Artístico de Cubatão. Teve início ainda na década de 70 como Linha de Frente da então Banda Musical da cidade. Ao receber bailarinas da Escola Técnica da cidade, a transformação aconteceu naturalmente. A Banda Musical tornou-se Banda Sinfônica e a Linha de Frente, a Cia de Dança tal qual conhecemos hoje.

Ao longo dos anos, a Cia conseguiu estabelecer uma lingaguem artística para a equipe por meio das criações jazz contemporâneas de Zeca Rodrigues. O gestão competente da Cia, da diretora Vanessa Toledo, também fez toda a diferença ao longo do anos, buscando uma equipe coesa, de talento e de experiência, dando oportunidades a novos coreógrafos mostrarem seus trabalhos. Desta forma, profissonais de grande capacidade como a coreógrafa Flávia Sá, criaram montagem premiadas e até mesmo um espetáculo de dança contemporânea - o primeiro da Cia, premiado com o Circuito Cultural Paulista.

 

Texto: Morgana Monteiro - Mtb 29.202

Foto: Site da Prefeitura de Cubatão