Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão recebe recital comentado

Evento vai homenagear o pianista e compositor Almeida Prado

 

Por Prefeitura Municipal de Cubatão 

A Secretaria de Educação por meio da Escola Técnica de Musica e Dança (ETMD) de Cubatão homenageia o brilhante compositor e pianista brasileiro Almeida Prado com um recital comentado. A apresentação acontece no próximo dia 21, às 19h30 com entrada franca, na sede da Escola (Av. Nações Unidas, 168), na Vila Nova.

O recital será conduzido pelo pianista Antonio Eduardo, coordenador do Curso de Licenciatura em Música do Centro de Ciências da Educação da UniSantos e professor na ETMD, que executará a obra “Cartas Celestes 1”, composição de Almeida Prado. Em paralelo às performances  musicais, informações sobre a obra e compositor serão apresentadas, culminando em uma experiência enriquecedora.

Homenageado – José Antônio Rezende de Almeida Prado, nasceu em Santos no dia 8 de fevereiro de 1943. Foi membro da Academia Brasileira de Música, conquistou o primeiro lugar no “I Festival de Música da Guanabara” em 1969 e prosseguiu seus estudos na Europa. De volta ao Brasil em 1974, assumiu o cargo de professor no então “Conservatório Municipal de Cubatão”. Pouco tempo depois foi contratado para ser professor do curso de música do Instituto de Artes em universidades. Lecionou por 25 anos até sua aposentadoria em 2000.

A obra – Cartas Celestes (1974, 1982-83, 1985), considerada uma das grandes obras pianísticas do século XX, compósita por Almeida Prado que resolveu dirigir seu olhar para os céus, procurando um caminho para a sua música se inspirando nas constelações e corpos celestes do céu brasileiro, sendo um conjunto de 18 peças, 15 delas para piano solo.

 

Foto: Site da Prefeitura de Cubatão