Em Cubatão - Preventão: há mais de 20 anos cuidando da saúde bucal das crianças

Em 2019, 15 mil estudantes da rede pública de ensino devem participar das atividades do programa

 

Por Prefeitura Municipal de Cubatão 

Até o final do ano letivo, cerca de 15 mil crianças estudantes da rede municipal de ensino devem ter participado das atividades do Preventão, programa da Secretaria de Saúde de promoção e estímulo à prevenção em Saúde Bucal. Criado em 1997, o programa estima ter realizado mais de 350 mil atendimentos ao longo de sua história, promovendo a redução dos índices de incidência de cáries e doenças periodontais na população da cidade.

O Preventão é voltado para escolas de educação infantil e ensino fundamental (até 6º ano). Nos primeiros meses do ano, a equipe de três cirurgiões-dentistas que atuam no programa em 2019, Mário Roberto Leite Augusto, Deborah Cristina Neves Antiório e Tânia Cristina Peres Dias, faz em cada escola visitada um levantamento das condições de saúde bucal das crianças, necessidades de tratamento e encaminhamento. “Esse levantamento norteia as ações necessárias e cria o perfil epidemiológico de nossas crianças”, explica Mário Roberto.

Nos meses seguintes, os profissionais voltam às unidades com ações práticas e preventivas, como escovação dentária, palestras e distribuição de material informativo. As atividades acabam sendo voltadas também para os pais das crianças e toda a comunidade escolar.

Faz parte também da agenda do Preventão uma série de visitas a centro de idosos, fábricas, instituições sociais, entidades religiosas, entre outas organizações. O programa tem atuação também no Centro de Referência do Idoso e no Programa Saúde na Escola (PSE), realizado em conjunto com a Secretaria de Educação.

 

Foto: Marcus Cabaleiro