Em Praia Grande - SuperEscola realiza Festivais de oito esportes

Eventos movimentam crianças e jovens da Cidade

 

Por Prefeitura Municipal de Praia Grande

Quatro Festivais e oito modalidades (basquete, futebol de praia, futsal, ginástica artística, handebol, surfe, tênis de mesa e vôlei de praia). No mês de novembro (dias 8,9, 23 e 30), atividades realizadas por meio do Programa SuperEscola Esportivo de Praia Grande (regido pela Secretaria de Esporte e Lazer – SEEL) irão movimentar mais de 1.600 crianças e jovens que integram os polos de iniciação da Cidade. 

No dia 8 de novembro (sexta-feira), ocorre o Festival SuperEscola de Praia (futebol, surfe e vôlei). As atividades ocorrem em dois períodos: das 8 horas às 11h30 e das 13 horas às 16h30, na Praia do Bairro Guilhermina (Avenida Castelo Branco, 154 - Bairro Guilhermina - em frente à Praça Portugal). Mais de 300 estudantes dos polos de iniciação dos Bairros Canto do Forte e Ocian entram em ação.

No dia 9 de novembro (sábado), desenvolve-se o Festival SuperEscola de Tênis de Mesa – evento realizado em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SEAS). A partir das 8h30, no Ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer - SEEL (Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupiry - entrada pela Rua João Balbino Corrêa, s/nº), participam das disputas cerca de 150 alunos do SuperEscola, dos polos do Programa de Integração e Cidadania (PIC – SEAS) e do Centro de Apoio à Família do Educando (CAFE – SEAS). 

No dia 23 de novembro (sábado), ocorre o Festival SuperEscola de Basquete, Futsal e Handebol. A partir das 8h30, no Ginásio Rodrigão (Avenida Presidente Kennedy, 5563, Bairro Tupi), entram em ação 964 alunos dos polos de iniciação dos Ginásios Aloha (Bairro Nova Mirim), Caiçara, Falcão (Mirim), Rodrigão (Tupi), Samambaia e Sítio do Campo; além do Centro de Iniciação ao Esporte (Ribeirópolis). 

No dia 30 de novembro (sábado), acontece o Festival SuperEscola de Ginástica Artística. A partir das 8h30, no Ginásio do Bairro Canto do Forte (Avenida Rio Branco esquina com a Rua Espírito Santo, s/nº), mais de 230 alunos do polo de iniciação da modalidade (localizado no mesmo Ginásio) se envolvem nas atividades desportivas.

Vale ressaltar que ao final dos Festivais, todos os participantes recebem medalhas alusivas aos respectivos eventos. As disputas não têm caráter eminentemente competitivo, mas tem sim a finalidade de promover intercâmbio e inclusão entre os alunos, assim motivando-os e estimulando-os para que continuem na prática esportiva.

SEEL - O Programa SuperEscola Esportivo atende estudantes (meninos e meninas, com e sem deficiência física, visual e intelectual) de Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares, objetivando a inclusão social por meio do esporte, no contraturno escolar. O objetivo é a utilização do esporte como ferramenta para o desenvolvimento da socialização, disciplina, aprendizado de regras, espírito de equipe, cooperação e outros valores, além de tirar as crianças da ociosidade e "da rua". Os registros são gratuitos. Os responsáveis interessados devem procurar os polos onde as aulas são realizadas.

Em caso de turmas cheias, será elaborada lista de espera pelo professor da modalidade. É necessário apresentar documento pessoal do aluno e do responsável, comprovante de endereço, declaração de matrícula escolar de 2019 (constando o horário, a sala de aula e o número de registro do aluno – RA) e atestado médico. Há aulas para estudantes de 7 a 17 anos nas modalidades de basquete, canoagem, caratê, futebol, futebol de praia, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação, remo, surfe, taekwondo, tênis de mesa, vela, vôlei e vôlei de praia. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 3496-5607.

SEAS – Os PICs e Cafes foram criados pela Secretaria de Assistência Social (Seas) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Praia Grande e têm como principal objetivo ser um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Centenas de pessoas já mudaram de vida com as aulas de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas para todas as idades. Atualmente, são oito unidades instaladas no Município. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone 3496-5039. 

 

Foto: Site da Prefeitura de Praia Grande