Programa Cidade Total atende todos os bairros de Praia Grande

Atualmente, mega-ação ocorre no Canto do Forte, Boqueirão e Guilhermina

 

Por Prefeitura Municipal de Praia Grande

O Programa Cidade Total completou seu primeiro ciclo e beneficiou todos os bairros de Praia Grande. A mega-ação, que soluciona demandas apontadas pela própria população com destaque para serviços prestados nas áreas de manutenção e zeladoria além de iniciativas voltadas a educação e conscientização da população. Atualmente, os bairros Canto do Forte, Boqueirão e Guilhermina estão recebendo os trabalhos. 

A população é beneficiada de diversas formas pelo Cidade Total. Eliminação do acúmulo de lixo e entulho, manutenção de calçadas, limpeza de canais, melhorias na iluminação pública, nas sinalizações de trânsito, pintura da guia (meio fio) e recolhimento de veículos são apenas alguns dos serviços que já estão em andamento nos três bairros. Mas são muitas outras ações: fiscalização sobre calçadas para melhoria na acessibilidade e mobilidade urbana, atuação dos agentes comunitários de saúde, vistorias para coibir e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além dos trabalhos voltados à população de rua.

O Cidade Total teve início em março deste ano. Fazem parte do programa de enfrentamento aos problemas as seguintes secretarias: Serviços Urbanos, Urbanismo, Saúde, Obras, Planejamento, Meio Ambiente, Governo, Gabinete, Assistência Social, Trânsito e Transporte. Para conhecer a demanda de cada bairro, a Subsecretaria de Ações de Cidadania da Prefeitura realizou um raio X de cada área.

Somando todas as ações que são realizadas, mais de 100 servidores municipais atuam no programa e contam com o apoio de maquinários e caminhões. Importante ressaltar que mesmo com a intensificação dos trabalhos com o Cidade Total em áreas específicas, serviços de manutenção no restante de Praia Grande continuam sendo desenvolvidos normalmente. 

Apoio da população - Cada munícipe precisa fazer sua parte, não jogar lixo nas ruas e atuar também como um fiscal da manutenção e zeladoria do Município. Caso presencie um descarte irregular de lixo ou resíduos da construção civil, converse com a pessoas. Se não der certo, fotografe a placa do veículo e informa a Prefeitura.

Anualmente, a Prefeitura de Praia Grande é obrigada a gastar milhões de reais devido a depredação de patrimônio público e do descarte incorreto de lixo, entulho e RCC. Esses valores poderiam ser investidos em novos serviços, unidades ou equipamentos que beneficiariam a população. 

 

Foto: Site da Prefeitura Municipal de Praia Grande