Coreia do Sul: dois projéteis são lançados pela Coreia do Norte

 

Por NHK* - Seul

O Exército sul-coreano informou que os dois projéteis lançados pela Coreia do Norte nessa quinta-feira (28) tiveram um intervalo de cerca de 30 segundos entre si.

A Coreia do Norte lançou dois mísseis balísticos, da região perto de Yeonpo, na província de Hamgyong do Sul, em direção ao Mar do Japão.

Segundo relato da imprensa estatal norte-coreana, divulgado hoje (29), o país teria realizado um teste bem-sucedido de um "enorme sistema de lançamento múltiplo de foguetes", sob a supervisão do líder Kim Jong Un.

A Coreia do Norte já havia lançado neste semestre dois mísseis balísticos de cada vez em três ocasiões, nos dias 24 de agosto, 10 de setembro e 31 de outubro, o que chamou de testes de sistemas enormes e múltiplos, parecidos com esse último.

Os intervalos de tempo entre o lançamento dos dois foguetes foram de 17 minutos, no dia 24 de agosto, 19 minutos, no dia 10 de setembro, e 3 minutos no dia 31 de outubro.

Isso leva os analistas a concluírem que a Coreia do Norte estaria se esforçando para aprimorar a habilidade no lançamento de mísseis em rápida sucessão.

A agência de notícias Yonhap, da Coreia do Sul, transmitiu o relato de alguns analistas que afirmam que Seul pode ter dificuldade em lidar com lançamentos a partir de plataformas móveis, se a Coreia do Norte conseguir lançá-los em rápida sucessão.

*Emissora pública de televisão do Japão

 

Foto: Reuters/Direitos Reservados