Vela de Praia Grande fatura nove medalhas na 47ª Regata Marinha do Brasil

Time da Cidade conquista 3 ouros, 3 pratas e 3 bronzes

 

Por Prefeitura Municipal de Praia Grande

A equipe do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo (Secretarias de Esporte e Lazer – SEEL e Educação - Seduc, e Marinha do Brasil) conquistou nove medalhas (três ouros, três pratas e três bronzes) na 47ª Regata de Vela Marinha do Brasil, disputa organizada pela Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) e Clube Internacional de Regatas; com patrocínio de MSC e Brasil Terminal Portuário. A competição, realizada no último sábado (7), ocorreu na Baía de Santos (altura da praia do Canal 4).

O time praia-grandense competiu nos barcos monotipos (construídos conforme desenho único, sendo que todas as medidas e pesos: casco, leme, bolina ou quilha falsa, mastro, velame são rigorosamente iguais). Na classe aberta, primeiro, segundo e terceiro lugares para as equipes Thiago Santana e Nicolas Taylor, Pedro Woody, Nivaldo Torres, Reginaldo e Silvia Parreira; Romarciney Torres (paratleta), Nicolas e Nicole Rodrigues. 

Na open bic (para atletas com até 25 anos), medalhas de ouro, prata e bronze para Lucas Neves, Giovana Vieira e Gabriel Papix. Na dingue, a dupla formada por Sidney Moura e Paulo Promete (paratleta) sagrou-se campeã. Já Isaias Menezes, Luiz Silva e Danielle Santos garantiram o vice-campeonato. Na holder, terceira colocação para Manoel Silva e Matheus Silva. O time municipal teve comando técnico do professor Silvio Bello, com auxílio técnico dos professores Luiz Lorejan, Gil de Paula e Orlando José.

Vale frisar que a prova homenageou o patrono da marinha brasileira, almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, e contou com chancela da Federação de Vela do Estado de São Paulo (Fevesp), apoio da turma de Praia Grande, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo e da equipe de Praticagem de Santos. Após a realização da prova, na sede náutica do Clube Internacional, ocorreu a cerimônia de premiação da competição.

Dados – Em 2018, a equipe de vela do núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo conquistou oito medalhas (três ouros, três pratas e dois bronzes) na 46ª Regata da Marinha do Brasil. Na classe dingue, medalhas de ouro e prata para as duplas formadas por Giovana Santos e Guilherme Hensel, Thiago Santos e Thamyres Santos. Na open bic (barcos individuais para atletas com até 25 anos), primeira e segunda colocações para Giovana Vieira e Lucas Neves. Na holder, título para Reinaldo Faustino e medalha de bronze para Yuri Martins. Na laser, vice-campeonato para José Carlos Rasteiro. Na open (aberta), terminaram em terceiro lugar os velejadores Francisco de Paula, João Borges, Renan Castro e Nicolas Castro.

Em 2017, o selecionado praia-grandense conquistou oito medalhas (dois ouros, quatro pratas e dois bronzes). Em 2016, obteve nove medalhas (três ouros, quatro pratas e dois bronzes). Em 2015, faturou seis medalhas (dois ouros, duas pratas e dois bronzes). Em 2014, trouxe seis medalhas (quatro ouros e dois bronzes). Em 2013, o time local foi campeão geral com sete pódios (cinco ouros, uma prata e um bronze). Em 2012, ganhou o título geral, vencendo todas as categorias em disputa e conquistando 12 medalhas (quatro ouros, quatro pratas e quatro bronzes). Em 2011, Praia Grande foi campeã geral com 10 medalhas (oito ouros e duas pratas). Em 2010, faturou o título geral com 10 medalhas (quatro ouros, duas pratas e quatro bronzes). Em 2009, mais um título geral para o grupo local e nove medalhas (seis ouros e três pratas). Em 2008, novo primeiro lugar no geral e mais 11 medalhas (nove ouros e duas pratas).

Dados – A Secretaria de Esporte e Lazer de Praia Grande oferta gratuitamente aos munícipes polos para iniciação, treinamento e desenvolvimento competitivo em esportes náuticos (canoagem, remo e vela). As aulas de iniciação são disponibilizadas por meio do Programa SuperEscola que oferta atividades esportivas no contra turno escolar para alunos de 7 a 15 anos, da rede municipal (escolas públicas – municipais e estaduais - e particulares). As inscrições são gratuitas. Os responsáveis interessados devem procurar o polo onde as aulas são realizadas e falar com os professores. É necessário apresentar documento pessoal do aluno e do responsável, comprovante de endereço, declaração de matrícula escolar de 2019 e atestado médico. Outras informações também podem ser obtidas pelos telefones 3496-5611 e 3496-5614.

As aulas de treinamento e desenvolvimento competitivo destinam-se a meninos e meninas de diversas faixas etárias – inclusive pessoas com deficiência (PCD) física, intelectual ou visual. Para participar do polo, o interessado deve fazer um teste diretamente na equipe de competição. Para tanto, basta comparecer ao local do treinamento, com documento de identidade (de preferência com foto) e passar por avaliação técnica realizada pelos técnicos responsáveis pela modalidade. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3496-5609. Confira os dados do polo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo:

As aulas dos Polos de Iniciação, Treinamento e Desenvolvimento competitivo ocorrem na Escola de Esportes Náuticos - Núcleo de Praia Grande do Programa Navega São Paulo Navega (localizada na Rua Paulo Sérgio Garcia, 424, Bairro Jardim Intermares/Portinho). Os atendimentos para pessoas de 7 a 15 anos acontecem de segundas as sextas-feiras, das 8 às 11horas e das 13 às 16 horas, sob comando dos professores Silvio Schlegel de Oliveira Bell, Gil de Paula Pereira Lima, Luiz Augusto Lorejan, Orlando Luiz Simão Mendes e Rodrigo Cesar Darbem Ribeiro Borges.

 

Foto: Site da Prefeitura de Praia Grande