Construção de viaduto da Nova Entrada de Santos inicia nova fase

As obras do viaduto da entrada de Santos, no Saboó, Zona Noroeste, estão em uma nova etapa. Os trabalhos agora se concentram na implantação de 42 toneladas de ferro que vão dar sustentação a todo o concreto do elevado. Pela programação, a entrega do viaduto será realizada em julho.

No total, são 104 cabos que serão incorporados à estrutura do viaduto, totalizando 2.350 metros de comprimento. Cerca de 1.500 metros já foram inseridos na bainha (tubo metálico mais largo onde são introduzidos os cabos), representando 60% do total. O próximo passo, após a passagem desses cabos, é a protensão. Esse processo consiste no posicionamento de macacos hidráulicos nas duas extremidades dos cabos que são esticados recebendo a tensão prevista no projeto.

Quando o cabo é esticado até o limite previsto, trava-se um dispositivo implantado na estrutura do viaduto. A próxima fase é a inserção de concreto no tubo com os cabos para que eles se incorporem definitivamente à estrutura do viaduto. “A protensão é uma parte fundamental do projeto e é considerada no cálculo da estrutura”, explicou o engenheiro da Terracom, Fernando Soares Salvador. “Com esses cabos esticados e alongados, quando o cimbramento for retirado, eles vão suportar o concreto armado convencional”, completou.

MAIS ETAPAS

As cabeceiras da pista do viaduto (lado Av. Nossa Senhora de Fátima e lado Av. Martins Fontes) já estão recebendo a implantação de cerca de 80 metros de guarda-rodas (proteções laterais). Quando a protensão terminar, as equipes vão implantar o guarda-rodas em toda a extensão dos 395 metros do viaduto. O caixão perdido (parte central extensa que permanece vazia após ser coberta pela laje que se transforma na pista) já foi todo desformado. A parte estrutural do viaduto está 100% executada.

Considerando o viaduto com a parte estrutural e os serviços que ainda restam, os trabalhos concluídos somam 70%. Os próximos serão pavimentação, iluminação, juntas de dilatação, desforma e tratamento do concreto.

Nova Entrada de Santos

A construção do viaduto está inserida na etapa 3 do Programa Nova Entrada de Santos. Até o momento, foram realizadas 68% das obras dessa fase. Complementam a terceira etapa a reestruturação do sistema de drenagem dos bairros do Saboó, Vila Haddad e Chico de Paula, e demais intervenções de infraestrutura na Avenida Martins Fontes.

Na manhã desta terça-feira (14), o prefeito Paulo Alexandre Barbosa realizou uma vistoria nas obras. Ele esteve no viaduto do encontro das Avenidas Martins Fontes e Nossa Senhora de Fátima com a equipe de técnicos do programa. “Estamos numa fase importantíssima da obra que é a aplicação de todo esse ferro que dará sustentação ao viaduto que vai melhorar a fluidez do trânsito e melhorar a mobilidade das pessoas que passam por essa região todos os dias”. . Durante a visita, o prefeito acompanhou de perto os trabalhos de implantação dos cabos para o início da protensão. “Serão 42 toneladas de ferro utilizadas no viaduto, além de todas as outras intervenções já realizadas aqui que vão garantir a segurança e a qualidade da obra”, afirmou.

Fotos: Isabela Carrari