Praia Grande realiza capacitações sobre o coronavírus para as equipes de saúde

Cidade está intensificando esse trabalho visando o aprimoramento dos profissionais

 

Por Prefeitura Municipal de Praia Grande

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande vem realizando uma série de capacitações sobre o covid-19, conhecido popularmente como coronavírus. Nesses encontros, as equipes da área da saúde da Cidade recebem informações técnicas sobre a doença que vem assustando todo o mundo e como são os protocolos de atendimento para casos suspeitos e até confirmados. O Município seguirá organizando este tipo de atividade visando o aprimoramento dos profissionais.

Um dos destaques dos trabalhos desenvolvidos em Praia Grande é que a equipe da Vigilância Epidemiológica da Sesap está monitorando as unidades locais da Atenção Básica, Urgência e Emergência, além do Hospital Municipal Irmã Dulce. “Ressalto que a Cidade tem todas as condições para seguir os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde”, explicou o secretário de Saúde praia-grandense, Cleber Suckow Nogueira.

Nos dias 18 e 19 de fevereiro, uma capacitação no anfiteatro do Hospital Irmã Dulce reuniu a equipe técnica da unidade hospitalar. Participaram ainda profissionais da rede municipal e até representantes de hospitais e equipamentos particulares sediados no Município. O evento contou com coordenação da Divisão de Epidemiologia da Sesap. 

Outra importante ação da Sesap diz respeito aos materiais e insumos. A secretaria, de forma estratégica e reforçando o planejamento da pasta, já conta com materiais que podem ser utilizados pelos profissionais em possíveis atendimentos, como as máscaras. Assim, a rede municipal da Cidade não sofrerá nenhum tipo de impacto se casos da doença venham a ser confirmados em solo praia-grandense. “Importante salientar também que um informe sobre o coronavirus é atualizado semanalmente e destinado as nossas equipes”, disse o secretário.

Sala de Situação – A Sesap agiu com velocidade e logo que começaram as especulações sobre o coronavírus, instituiu através do Departamento de Vigilância em Saúde a “Sala de Situação do Coronavírus”. Todas as terças-feiras, profissionais da secretaria se reúnem para debater sobre o tema. Os encontros contam ainda com a participação dos serviços de emergência particulares da Cidade. “O objetivo desta sala é a atualização de informações e orientações conforme o comportamento do vírus no mundo”, comentou a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Bruna Renó.

 

Foto: Site da Prefeitura de Praia Grande