Guarujá começa a vacinar idosos de 64 anos contra a covid-19

Novo público começa a ser atendido nesta sexta-feira (23); expectativa do Município é imunizar pouco mais de 2.700 pessoas dentro dessa faixa etária

 

Por Prefeitura Municipal de Guarujá 

Chegou a vez de quem tem 64 anos completos garantir a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Guarujá. A imunização para esse novo grupo começa nesta sexta-feira (23). A expectativa do Município é atender pouco mais de 2.700 pessoas dentro dessa faixa etária.

Para iniciar a nova fase de vacinação, a Cidade recebeu mais 2.720 doses da CoronaVac nesta quinta-feira (22). O quantitativo corresponde exatamente à última estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dentro dessa faixa etária no Município.

Postos de vacinação

A Cidade segue com dois postos de vacinação. O Ginásio Guaibê, com funcionamento das 8 às 16 horas, para quem preferir ser vacinado dentro do espaço, além do sistema drive-thru no estacionamento do ginásio, das 9 às 15 horas. O atendimento é de segunda a sexta-feira.

Além do Guaibê, o Município tem um posto volante montado na Coordenadoria da Guarda Civil Municipal (GCM), no Distrito de Vicente de Carvalho (Rua Cunhambebe, 500, no Jardim Cunhambebe). Ele funciona das 8 às 14 horas, também nos dias úteis, apenas com sala de vacinas.

Para garantir a dose, basta o munícipe comparecer munido de um documento com foto e comprovante de residência.

Cadastro prévio

É recomendado, mas não obrigatório, o cadastro no site do VacinaJá, do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/). A realização do pré-cadastro não garante preferência no momento da imunização, mas agiliza o processo de preenchimento dos dados antes da vacinação, economizando 90% do tempo.

Para se ter uma ideia, o tempo de atendimento para quem fez o cadastro leva em média de 1 a 3 minutos. Quando não é feito, a inscrição no ato da vacinação seguida da aplicação da dose propriamente dita demora cerca de 10 minutos.

O cadastro pode ser realizado pelo próprio candidato à imunização ou por algum familiar. Imprimir a ficha que o site disponibiliza ao final contribui ainda mais para agilizar o atendimento no posto.

Drive-Thru Solidário

Desde o dia 26 de março, Guarujá implantou o ‘Drive-Thru Solidário’, na vacinação do Ginásio Guaibê. Quem vai em busca de uma dose de vacina também pode contribuir com uma dose solidariedade, garantindo alimento às famílias em situação de vulnerabilidade. E é simples, basta levar qualquer alimento não perecível no ato da vacinação. A doação não é obrigatória.

Os alimentos serão encaminhados às pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Fundo Social de Solidariedade de Guarujá (FSS). A ação é uma parceria entre o FSS e a Secretaria de Saúde (Sesau), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde.

 

Foto: Prefeitura de Guarujá