Museu da Cidade de Praia Grande comemora Dia Internacional dos Museus preparando reabertura

Equipamento retoma atividades no próximo dia 25

 

Por Prefeitura Municipal de Praia Grande

Com mais de 12 anos de história, o Museu da Cidade de Praia Grande celebra o Dia Internacional dos Museus trabalhando para a retomada das atividades, paralisadas desde o ano passado, em decorrência da pandemia de COVID-19. No próximo dia 25 de maio, o equipamento abre as portas para o público com a exposição "Caiu na rede...virou história".

A mostra fotográfica faz parte da programação da 4ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande. São 21 fotografias sobre a pesca de arrasto na Cidade, todas doadas por antigos moradores, sendo parte ativa do acervo do Museu. A prática da pesca de arrasto é um dos principais símbolos da cultura caiçara.

Inaugurado em 2008, o Museu da Cidade já recebeu e promoveu cerca de 25 exposições temáticas, sempre abertas ao público, com ações educativas e monitoria especializada. Diversas escolas municipais, incluindo as de educação especial, realizam visitas ao museu como complemento terapêutico, conhecendo a história da Cidade por meio de histórias, vídeos e fotografias.

O acervo do Museu da Cidade é composto por mais de 40 mil documentos, fotografias e objetos doados por moradores antigos, que mostram a evolução de Praia Grande e seu contexto histórico no desenvolvimento regional. Um dos atrativos do Museu são os monóculos gigantes, onde o visitante pode visualizar fotografias antigas por meio de uma releitura do objeto, muito utilizado nas décadas de 60 e 70.

O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, comemora a retomada das atividades culturais no Museu e Galeria de Artes Nilton Zanotti. "Estamos felizes em abrir novamente as portas desses equipamentos culturais tão importantes para o público. A cultura tem papel fundamental na formação de crianças e jovens, e poder atender os visitantes novamente é um grande orgulho para toda a equipe".

Protocolos de segurança - A retomada das atividades presenciais no Museu da Cidade e Galeria Nilton Zanotti acontece dia 25 de maio, abertura dos eventos da 4ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande, com todos os protocolos de segurança, como uso obrigatório de máscara, aferição de temperatura e displays de álcool em gel. O distanciamento social será garantido, com os equipamentos recebendo 30% da capacidade de público.

Semana da Cultura Caiçara - Além da exposição no Museu da Cidade, a 4ª Semana da Cultura Caiçara, que acontece de 25 a 31 de maio, contará com a mostra "Pluralidade, Cantos e Encantos da Cultura Caiçara, na Galeria Nilton Zanotti; contação de histórias infantil, feira de artesanato itinerante e apresentações musicais. As atividades presenciais serão realizadas no Palácio das Artes, e a contação de histórias e o bate papo sobre a pesca de arrasto, será transmitido via facebook.com/palaciodasartespg.

O Museu da Cidade fica no Palácio das Artes, na Av. Pres. Costa e Silva, 1.600.

 

Foto: Prefeitura de Praia Grande