Música e Músicos do Brasil homenageia André da Silva Gomes

 

14/12/2015 

 

O Música e Músicos do Brasil desta terça-feira (12) faz uma homenagem ao compositor luso-brasileiro do período barroco,André da Silva Gomes, que nasceu em Lisboa no dia 15 de dezembro de 1752.
 
 
O compositor mudou-se para o Brasil em 1774 para assumir o cargo de Mestre de Capela da Igreja da Sé da Cidade de São Paulo. Considerado um músico dinâmico e um fértil criador, logo reorganizou o Coro da Capela e começou a compor peças para os atos religiosos da época. Mesmo com a falta de recursos que a cidade de São Paulo possuía na época, André da Silva Gomes chegou a fundar uma escola gratuita de música e organizar uma orquestra.
 
 
No programa, conheça um pouco das suas principais composições, como a "Missa a 8 vozes e instrumentos", e a "Missa concertante para a noite de Natal".
 
 
Música e Músicos do Brasil vai ao ar Terça, às 22h, na MEC FM. E para participar do programa, basta enviar uma mensagem de áudio com o seu nome e a sua pergunta para o whatsapp da rádio: (21) 9 9710 0537 ou entrar em contato com a Central de Atendimento ao Ouvinte pelo telefone (21) 2117-6779 ou pelo e-mail ouvinte@ebc.com.br.